Capacitação de alfabetizadores em Resende

(Fotos: Márcio Fabian)

Se iniciou na noite desta terça-feira, dia 19, o Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação ocorre na Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade, e continua nesta quarta-feira, 20, e no próximo sábado, 23.

Ao todo, 180 professores alfabetizadores que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, tanto em escolas da área urbana quanto rural do município, estão participando do curso. Nesta quarta-feira, o curso acontece no horário das 18h30 às 21h30. Já no sábado, o encontro será realizado o dia todo, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

— Com esta programação garantimos que a carga horária dos alunos não fosse comprometida. Os professores que trabalham durante o dia estão participando da capacitação à noite. E os que já tinham o horário da noite comprometido com outras atividades optaram pelo sábado, ressalta a secretária de Educação, Rosaly Azevedo.

A capacitação é ministrada por profissionais da rede municipal de que participaram da formação do PNAIC e que ocorreu em fevereiro, quando profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vieram a Resende capacita-los para o projeto do Ministério da Educação (MEC).

Na época, também estavam presentes 180 professores e orientadores pedagógicos de 24 municípios do Sul do Estado que aderiram ao Pacto. A cidade de Resende foi escolhida como um dos seis pólos que sediarão os cursos do programa no Estado do Rio de Janeiro.

— O objetivo principal do PNAIC é garantir que todos os estudantes do ensino público estejam plenamente alfabetizados até o final do 3º ano do ensino fundamental,em Língua Portuguesa e em Matemática – destaca a secretária.

A adesão ao pacto ainda garante a distribuição de livros e materiais didáticos para alunos e professores, além de jogos educativos e literatura infantil.

Fonte: Assessoria de comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.