Municípios da região realizam Dia D de Vacinação Contra o Sarampo

Clínica Família de Quatis funcionará neste sábado durante o “Dia D” (Foto: Divulgação/PMQ)

Neste sábado, dia 19, acontece em todo o país o “Dia D” de Vacinação Contra o Sarampo. Nas cidades da Região das Agulhas Negras, todos os postos estarão abertos das 8 às 17 horas (em Quatis, os postos fecharão às 16 horas) para receber crianças com idades entre 6 meses e 5 anos de idade.

Localizadas, respectivamente, no Centro e no bairro Nossa Senhora do Rosário, a Casa da Criança e a Clínica Família de Quatis funcionarão neste sábado. No município a vacinação contra a doença é coordenada pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Independente do Dia D, a vacinação contra o sarampo acontece de segunda a sexta-feira, na Casa da Criança e nos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. Nestas unidades, são aplicadas todas as vacinas, exceto as doses triviral e contra a febre amarela.

No caso destas duas vacinas, a imunização tem um calendário próprio. As doses contra a febre amarela estão disponíveis nos seguintes dias da semana e unidades médicas: Clínica da Família (segunda-feira), Casa da Criança (terça-feira), posto do Mirandópolis (quarta-feira), posto do Jardim Independência (quinta-feira) e posto do Jardim Pollastri (sexta-feira).

Com relação à vacina triviral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e a rubéola, ela é feita na Clínica da Família (de segunda a sexta-feira), unidade médica do Jardim Independência (segunda-feira), unidade médica do Mirandopolis (quarta-feira), Casa da Criança (quinta-feira) e unidade médica do Jardim Pollastri (sexta-feira).

Em Itatiaia, a vacinação acontece em todos os postos de saúde do município para as crianças que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma vacina. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos, conforme explica a coordenadora do setor de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen.

– Nesta idade de cinco anos, o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias, de acordo com o Calendário Nacional. Nosso objetivo é certificar que este público está em dia com a vacinação, além de garantir que as crianças de 6 a 11 meses se protejam com a dose extra contra o sarampo. Além disso, pedimos aos pais que mesmo que seu filho esteja com as doses de sarampo em dia, seria interessante ir à unidade para verificarmos as outras vacinas – acrescenta.

Já em Resende, o esquema é o mesmo: todos os postos receberão o público-alvo. Além da campanha, tem posto que também realizará outras ações de prevenção a doenças. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) IST/HIV/Hepatites Virais, promove uma ação importante pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis, com uma campanha de testes rápidos para detecção da doença, na sede da própria unidade, na Rua Dr. João Maia, nº 42, no Centro (Posto do Estado).

Os testes rápidos serão oferecidos de 8 às 15 horas neste sábado, mas podem ser feitos semanalmente, às terças-feiras, de 8h30 às 11 horas, também na sede do SAE. A coordenação do órgão destaca que não há necessidade de encaminhamento ou solicitação médica para fazer o teste, bastando comparecer ao local com um documento com foto e o cartão do SUS. Fora isso, o SAE funciona normalmente de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16 horas, e atende no telefone 3354-6752.

SOBRE AS DOENÇAS
O Sarampo já foi considerada uma doença erradicada no país, mas devido à importação de casos de países como a Venezuela, aliada a baixa cobertura vacinal, trouxe um grande registro de casos em vários estados brasileiros desde o ano de 2017. Este ano, o maior número de casos vem do estado de São Paulo, sendo pouco mais de 6,6 mil casos em todo o Brasil segundo o Ministério da Saúde. No território fluminense já foram contabilizados 28 casos, sendo Paraty o município mais próximo da região com caso confirmado. No último domingo, dia 13, uma mulher de 45 anos foi internada na Santa Casa de Barra Mansa com suspeita da doença.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Imunização de Quatis, Wendell Monteiro, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão levar o cartão de vacinação dos respectivos filhos aos postos neste sábado.

– Em Quatis, felizmente, não há nenhum caso positivo do sarampo, o que provavelmente se deve à intensificação da imunização realizada pela prefeitura nas unidades médicas e ao comparecimento da população, que tem atendido o chamado da Secretaria Municipal de Saúde. Mas as crianças que ainda não receberam as doses devem ser levadas às unidades médicas o mais rápido possível, pois assim vamos continuar mantendo a situação sob controle – declarou Wendell.

Já a Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), considerada ainda um grave problema de saúde pública no país de uma forma geral. A transmissão da bactéria acontece acontece por meio de relações sexuais sem preservativos e, o mais grave, passa de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Um dos maiores problemas é que muitas pessoas não apresentam sintomas e, por isso, não sabem que estão infectadas. Daí vem a importância do teste rápido. Ela pode deixar graves sequelas nos recém-nascidos e causam complicações severas na fase avançada da doença.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.