Saúde e coleta de lixo funcionam normalmente durante feriadão em Resende

Começou nesta quinta-feira, dia 15, feriado da Proclamação da República (se estendendo ao Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima terça, dia 20), e vai até a manhã de quarta-feira, dia 21, o ponto facultativo decretado pela Prefeitura de Resende nas repartições públicas municipais. Na sexta, dia 16, e na segunda, dia 19, será ponto facultativo na Prefeitura. Durante o feriadão, no entanto, os serviços considerados essenciais, como o atendimento emergencial na área da saúde e o recolhimento de lixo, além da Defesa Civil, funcionarão normalmente, ou em regime de plantão.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos serão prestados à população adulta no Hospital de Emergência, referência na região para os casos de urgência, e no Hospital da Criança, especializado no atendimento pediátrico. Além disso, também haverá atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Grande Alegria, e no Pronto Atendimento do Paraíso. Todas as unidades funcionam 24 horas. Segundo a Secretaria, durante o feriadão, a população poderá contar ainda com os serviços de remoção de pacientes prestados pela Central de Ambulâncias, que pode ser acionada pelo telefone 3381-4493, e pelo Samu.

Outro serviço essencial que não sofrerá interrupções durante o feriadão será o recolhimento de lixo doméstico, que terá o calendário de coleta inalterado, com os mesmos dias e horários. Além disso, a Defesa Civil do município também estará de plantão 24 horas todos os dias para atender possíveis casos de emergência, como queda de árvores ou alagamentos provocados por forte chuva, entre outros desastres naturais. Os agentes poderão ser acionados durante o dia pelo telefone 199, com ligação direta e gratuita, e à noite, das 19h às 7h, pelo 3360.9260.

Já os casos de falta d’água ou problemas na rede de esgotos deverão ser comunicados à concessionária Águas das Agulhas Negras pelo telefone 0800 762 0422, ligação gratuita. A empresa funcionará normalmente na sexta-feira, dia 16, e na segunda, dia 19, mas ficará em regime de plantão nos dois dias de feriado (quinta, 15, e terça, 20).

DOAÇÃO DE SANGUE
Até às 11 horas desta sexta-feira, dia 16, o Hemonúcleo de Resende estará aberto para doações. Segundo a unidade, a medida tem por objetivo “manter o equilíbrio e também reforçar o estoque de sangue”, já que o Hemonúcleo não funcionou nesta quinta-feira, dia 15, e também não funcionará na próxima segunda e terça, dias 19 e 20 de novembro, respectivamente, devido ao feriado estadual do Dia da Consciência Negra.

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar, a unidade apresenta, atualmente, maior necessidade de doação dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Ainda assim, é de extrema importância que doadores de outros tipos também façam a doação.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer, e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias e outros procedimentos, como endoscopia, por exemplo. Outras informações sobre os procedimentos necessários para fazer a doação podem ser obtidos pelo telefone 3381-4834. Confira o funcionamento:

Sexta, dia 16: aberto para coleta das 8h às 11h
Segunda e terça, dias 19 e 20: Fechado
A partir de quarta, dia 21, aberto das 8h às 11h

Foto: Arquivo

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.