Resende e Quatis promovem vacinação antirrábica para cães e gatos

Resende e Quatis promovem neste sábado, dia 20, a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, em sete localidades de cada município. Em Resende, será realizada mais uma etapa em sete bairros da zona urbana pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As comunidades beneficiadas serão a Fazenda da Barra I, Jardim Esperança, Fazenda da Barra II, Parque Embaixador, Fazenda da Barra III, Parque Minas Gerais e Morada da Barra.

A vacinação será feita 9 às 16 horas, sendo voltada para cães e gatos com mais de quatro meses de idade. Todos os animais devem ser levados aos postos de imunização, inclusive àqueles que receberam a dose no ano passado, já que a vacina tem validade de um ano. O CCZ recomenda que somente não devem ser vacinados os cães e gatos menores de quatro meses, as fêmeas prenhes ou amamentando, e os animais que apresentem algum problema de saúde, que estejam excessivamente magros ou tomando algum medicamento antiinflamatório ou antibiótico.

Outra recomendação da coordenação da campanha é que os proprietários não levem o animal solto até o local. O ideal é que os cães sejam conduzidos com guias e coleiras, e os animais bravos, com focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas ou gaiolas para evitar fugas, ou que sejam atacados por cachorros.

Segundo dados do CCZ, até o momento, a campanha já beneficiou 7.106 animais, sendo 6.365 cães e 741 gatos. A primeira etapa da campanha contemplou 11 localidades da zona rural e outras cinco da zona urbana. Já a segunda etapa, que se encerra neste sábado atendendo a região da Fazenda da Barra, já beneficiou outros 16 pontos da cidade.

A terceira etapa da campanha, que será realizada no próximo dia 10 de novembro, beneficiará os bairros Manejo, Alvorada, Vila Santa Cecília, Nova Liberdade, Liberdade, Centro, Lavapés, Alto dos Passos, Vila Moderna, Vicentina, Santo Amaro, Surubi Velho, Surubi Novo, Monet, Montese e Morada do Castelo. Confira os locais de vacinação:

Barra I/Jardim Esperança – Posto de Saúde da Fazenda da Barra I
Barra II/Pq Embaixador – Tenda instalada próxima à igreja Santa Rita de Cássia
Barra III – Tenda próxima à igreja e a escola Professor Carlinhos
Pq Minas Gerais/Morada da Barra – Posto de Saúde da Morada da Barra

NONONON
Em Quatis, outra etapa da vacinação também acontece neste sábado, e um total de 35 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, vigilantes sanitários e voluntários, foi mobilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para realização da campanha, de 8h30 às 16 horas. As vacinas serão aplicadas em sete pontos também na zona urbana do município. Responsável pela campanha da vacinação, o Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental da Prefeitura pede aos proprietários dos animais que levem os cães na corrente e os mais ferozes com focinheiras.

A meta da Secretaria é imunizar dois mil animais este ano, entre cães e gatos. Cerca de 600 animais já foram imunizados ao longo das últimas semanas, através da unidade volante que percorreu algumas comunidades rurais, entre elas, Joaquim Leite, São Joaquim, Glicério, Campo Alegre e acampamento Irmã Dorothy. Dessa maneira, o planejamento das equipes de vacinação é imunizar aproximadamente 1400 animais neste sábado. No município, a recomendação é vacinar todos os animais a partir dos três meses de idade.

Os postos de vacinação funcionarão no escritório local da Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), no bairro Jardim Pollastri; unidade médica do bairro Mirandópolis; Praça Getúlio Vargas (praça da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário); unidade médica do bairro Jardim Independência; Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário), praça da igreja católica do bairro São Benedito e praça do Loteamento Santa Bárbara.

Fotos: Divulgação/PMQ e Carina Rocha/PMR

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMR) e Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.