Segunda etapa do Congresso do Povo acontece neste fim de semana

Políticas públicas foram discutidas na primeira etapa do evento, no início deste mês

Neste sábado, dia 1º, acontece a segunda etapa do Congresso do Povo de Resende, onde será debatido e definido um Plano de Ação a partir das propostas levantadas durante a primeira etapa do Congresso, realizada no último dia 4, e também a escolha do Comitê Popular do Congresso do Povo de Resende. Um dos integrantes da comissão organizadora, Alvaro Britto, faz um balanço sobre a primeira etapa.

– Fazemos um balanço muito positivo de nosso evento, contamos com mais de 60 pessoas, de vários bairros, tivemos representantes de sindicatos, movimentos sociais, até vereadores compareceram, além de cidadãos e cidadãs interessados em discutir os problemas da cidade, buscar soluções. Acho que é uma demanda que temos, uma necessidade das pessoas voltarem a se organizar e voltarem a acreditar no seu papel, em seu próprio protagonismo. A organização popular é fundamental para pressionar os governante em relação às políticas públicas – diz Alvaro.

Ele também destaca também a realização dos debates no evento, dos depoimentos de representantes de grupos considerados invisíveis em nossa sociedade, entre eles os da mulher negra, do jovem, do servidor público, do segmento LGBT, que segundo o representante, são geralmente ignorados e no congresso foram discutidos. “Estamos muito otimistas com esse processo do Congresso do Povo”, acrescentou.

Sobre as propostas, Alvaro apontou que todas foram importantes, já porque foram frutos de discussão dos grupos e firmadas na plenária final.

– A maioria delas parte de uma constatação de que nos últimos dois anos a gente vive um cenário em que a violência cresceu (principalmente entre mulheres, negros, jovens e pobres), e o aumento do desemprego, a pobreza e a miséria. Essas temáticas, sem dúvida, vão atrair o foco, mas para isso depende da ação popular. A proposta de buscarmos formas de diálogo e articulação, acho que isso deveria ser retomado para conquistar políticas públicas – cita.

Sobre a escolha do comitê, Alvaro revela que a organização não pretende adotar entraves burocráticos. “Não queremos nada burocrático. Quem não participou da primeira etapa e gostaria de dar sua contribuição, está convidado a participar. Se houver entidades, participarão, se houver somente pessoas, também. Não temos formato de escolha definido, faremos isso no encontro. Quem tiver disposto a ajudar, estaremos juntos, não tenho menor dúvida disso”, completa.

Para quem quiser participar, a segunda etapa acontecerá neste sábado, de 10 às 12h, no Salão Comunitário São Judas Tadeu, no bairro Itapuca, em Resende, e está aberta à comunidade, movimentos e outros grupos em geral. Outras informações sobre o evento pode ser acessadas na fanpage do evento.

Fotos: Luiz Carlos Fortunato e Divulgação/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.