Agressão ambiental: ETE de Itatiaia registra vazamento de dejetos no rio Preto

Dejetos formaram uma vala negra nos fundos de um imóvel próximo a ETE Maromba

Atualizado nesta quinta, dia 22, às 11h57

Moradores de Maromba, na Região de Visconde de Mauá (Itatiaia) registraram nas redes sociais nesta terça-feira, dia 20, um vazamento de dejetos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) local. Um vídeo postado nas redes sociais, pelo grupo Amigos da Mantiqueira, mostra o momento em que a sujeira da ETE polui o rio Preto, que banha a região. Segundo a pulicação, “uma grande mancha negra se espalhou por sobre o espelho d’água rio abaixo”.

Na mesma denúncia foi publicado que a ETE estaria operando sem o acompanhamento de funcionários, e que o registro da caixa de lodo da estação havia sido quebrado e a grade que cerca a estação danificada.

O ambientalista Eliel de Assis Queiroz, que mora na região da Serrinha, aproveitou o momento para falar sobre o assunto. “Vejam um flagrante de crime ambiental gravíssimo, que é o lançamento de esgoto no rio Preto, na Maromba, direto da estação de “tratamento”. Isso dá cadeia. Crime de ação e omissão do poder público estadual e municipal, Prefeitura de Itatiaia”, alertou o ambientalista.

Outro grupo nas redes sociais (O Melhor de Visconde de Mauá) publicou outro vídeo e criticou as informações dadas ao Amigos da Mantiqueira. “Existe a desconfiança que foi sabotagem, que alguém abriu o registro… Existem desconfianças que esse papo de sabotagem é uma forma de tirar a responsabilidade da Prefeitura pelo ocorrido…. Segundo sabemos, deveriam ter quatro funcionários pra operar as duas ETEs (além de Maromba, também existe a estação de Maringá), e só tem três funcionários contratados, e assim a prática é dois dias por semana, não tem tratamento, é jogado direto no rio o esgoto…”, diz a publicação.

A equipe do jornal BEIRA-RIO entrou em contato com a Prefeitura de Itatiaia, que em nota, se pronunciou sobre o assunto, mas confirmou que o problema ocorreu na verdade na ETE de Maringá, e não na estação de Maromba:

“A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que as informações são verídicas e que houve de fato uma violação no procedimento de operação a Estação de Tratamento de Esgoto de Maringá (ETE), com Violação do perímetro, porém já foi aberto um boletim de ocorrência junto a Polícia Civil para que possam apurar os fatos, encaminhar a perícia técnica e tomar as medidas cabíveis”.

Vídeos e fotos: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.