ComSocial completa 9 anos com luta por transparência e resistência

Desde sua fundação, Comsocial sempre foi uma entidade que lutou pela transparência em Resende (Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira, dia 10, o Comitê pela Transparência e Controle Social de Resende (ComSocial) comemora 9 anos de fundação. Nesta data, a presidente do comitê, Ana Lúcia Corrêa, publicou nas redes sociais uma nota exaltando a luta e resistência da entidade em nome da transparência, e também agradecendo aos associados que colaboram pelo trabalho desse grupo.

– Quero agradecer a todas e todos associados do ComSocial que colaboraram e os que ainda colaboram nessa caminhada. Aos novos associados, ingressos recentemente, meu muito obrigada por abraçar esse objetivo da transparência das informações e dados públicos. Passamos momentos complicados com a pandemia, mas estamos passando por ela também. Os governos? Estes também passarão e nós… passarinhos!!!! Quintana é combustível dessa resistência. Gratidão! – disse a presidente.
Criado no dia 10 de novembro de 2012, O ComSocial surgiu após evento realizado em fevereiro do mesmo ano, durante a etapa municipal da I Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), realizada no salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário (Centro Histórico).

Promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Consocial foi convocada por meio de decretos presidenciais na ocasião. Em Resende, o evento aconteceu com a participação da Prefeitura; segmentos da sociedade civil organizada, como os jornais Beira Rio e Vitrine; ADES (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Resende); IÇA (Instituto da Criança e do Adolescente); Igreja Luterana de Resende; SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação); Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e Câmara Municipal.

Ainda no seu primeiro ano, conseguiu resultados importantes, entre eles pressionando a Prefeitura de Resende no cumprimento da lei federal nº 12.527/11 no que diz respeito a fornecer as informações e dados públicos solicitados pelos cidadãos, além de promover a transparência ativa no site da PMR, fazendo com que o Executivo aderisse ao programa Portal da Transparência, do Governo Federal, divulgando dados públicos em seu site, fora solicitações para investigação de obras públicas e denúncias ao Ministério Público Estadual de irregularidades na gestão municipal.
Logo do ComSocial, criado à época de sua fundação

No ano de 2019, uma reportagem do jornal BEIRA-RIO apontou que o Comsocial vinha passando dificuldades para ampliar o número de associados, de acordo com a presidente. “Isso acontece porque apenas a coordenação executiva atua à frente dos trabalhos, os voluntários não aparecem para fazer esse trabalho. E isso dificulta a divulgação do comitê. E isso conta porque acaba prejudicando um trabalho mais efetivo”, lamentou Ana Lúcia à época.

No entanto, mesmo com as dificuldades enfrentadas, especialmente com as mudanças ocorridas no cenário político brasileiro, que comprometeram o trabalho de transparência dos dados, o ComSocial ainda resiste e tem promovido reuniões mensais com seus associados, sendo que a próxima acontece neste sábado, dia 13. Os interessados em conhecer o trabalho do comitê poderão acessar a página nas redes sociais.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.