Membros do DEM Resende pedem renúncia após filiação de prefeito

Cerca de 50 membros do Diretório Municipal do partido Democratas, de Resende, incluindo o presidente Cristiano Gonçalves (foto), anunciaram o pedido de renúncia a executiva estadual nesta semana. Segundo Gonçalves, a decisão – tomada após a realização de reuniões durante três semanas – foi motivada depois que o prefeito do município, Diogo Balieiro, conseguiu a filiação ao partido.

– Boa tarde! Conforme decidido em reunião extraordinária em nosso último encontro (na última sexta-feira, dia 2), encaminhei pedido de renúncia do Diretório Municipal do Partido Democratas de Resende à direção estadual. Lembrando, que tal fato ocorreu em virtude da filiação do Prefeito ao Partido (formato adotado de forma desrespeitosa e antidemocrática). Reitero ainda, que acima de qualquer sigla partidária, estão as pessoas. E nosso grupo não se dissolverá – disse, em mensagem nas redes sociais.

O jornal BEIRA-RIO entrou em contato com o presidente do DEM, que no entanto ainda não anunciou a desfiliação partidária. “Ainda não desfiliei por conta de tentativas do Partido em me impedir, já que também sou membro do Diretório Estadual junto com Rodrigo Maia. A desfiliação é uma questão de dias… até porque preciso providenciar documentação de todos que vão me acompanhar”.

Ele revela que mesmo com a filiação de Balieiro confirmada pelo diretório estadual, foi mantido na presidência do diretório municipal. “Eles (diretório estadual) disseram que não fariam intervenção. Mas não me interessa estar no mesmo lugar onde estaria comprometido com a reeleição de uma pessoa em quem não confio. Todo o Diretório vai me acompanhar, apenas o vice-prefeito (Geraldinho) vai ficar”, acrescenta Gonçalves, que ainda não pensa em se filiar a outro partido.

– Não saio com vistas a outro partido, apesar de já estar recebendo convites. Estou no DEM há 11 anos. Conversarei com as lideranças partidárias que me procurarem e que estejam dispostas a abrir as portas de seu partido para receber um grupo de pessoas que pensam e gostam de discutir a política de forma proba e despretensiosa. (…) Estamos comprometidos em primeiro lugar com a Cidade de Resende e as mudanças que precisamos na administração pública. Ou seja, não temos nenhuma sigla em mente.

Ele avalia o trabalho do diretório que liderava até então. “Estamos saindo do DEM pela porta da frente. Somos responsáveis pela eleição do Vice-prefeito. Construímos uma história de seriedade e respeito no meio político da cidade. E sabemos também, que não estamos deixando a porta fechada. Estou sendo tratado com total respeito e deferência pelas autoridades partidárias regionais. Faz parte do processo… do processo da velha forma de fazer política, diga-se de passagem. Mas ainda assim é política”, completa.

O prefeito Diogo Balieiro anunciou a filiação nas redes sociais (foto ao lado), realizada em 23 de dezembro, na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Rio de Janeiro. Na reunião também esteve presente o vereador e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, também presidente do diretório estadual do partido.

Durante as eleições de 2016, o DEM – do vice-prefeito Geraldinho – fez uma coligação com o antigo partido do prefeito, o PSD. Após a eleição, os representantes do diretório alegam que o prefeito “teria ignorado os posicionamentos político-partidários, a vida política e os anseios políticos desenhados pelo partido para a cidade, o que o partido considerava necessário ser defendido, e não se produziu esse diálogo dele com o partido”, que resolveu se afastar do prefeito e manteve esse diálogo apenas com o vice.

Ainda de acordo com Cristiano Gonçalves, o prefeito, não estando satisfeito, tentou se filiar ao DEM. E uma vez concretizada a filiação de Baleiro, o presidente e os demais membros decidiram por se retirar. O jornal enviou solicitação de nota a assessoria do prefeito Diogo Balieiro, que até o momento não se pronunciou.

Foto: Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.