Universitário do UBM morre e outro fica ferido em assalto

Dois estudantes do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) foram baleados durante um assalto na saída do Centro Universitário, próximo ao trevo entre as Ruas Mário Ramos e José Alves Caldeira, no Centro, no local conhecido como Buraco Quente. O crime aconteceu por volta das 21h40 desta terça-feira, dia 31, quando os estudantes de Psicologia Caio César Alves Camargo, de 23 anos, e Breno Caneda estavam de saída da instituição. Segundo testemunhas que estavam no local, os dois jovens e mais uma mulher foram rendidos por dois homens, um deles moreno e baixo, que chegaram em um carro modelo Gol, e pediram o celular.

Ainda de acordo com quem passava no local, a mulher teria entregado o aparelho, mas os jovens, se assustaram, saíram correndo e foram baleados por um dos suspeitos. Os dois foram levados para a Santa Casa, onde Caio – que foi baleado na altura do coração – não resistiu e morreu. O colega foi atingido na barriga e se encontra internado na unidade hospitalar, onde passou por uma cirurgia no fim da noite. O tiroteio causou pânico entre os demais universitários que saíam no mesmo horário. Os suspeitos fugiram em seguida em direção a Via Dutra, e até o momento ninguém foi preso.

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) publicou nota à imprensa se pronunciando acerca do caso. Nela, a instituição destaca que mesmo o crime ocorrendo fora de suas dependências, seus representantes se reuniram na manhã desta quarta com o Diretório Central dos Estudantes e com o prefeito de Barra Mansa e demais representantes do poder público “com objetivo de, mais uma vez, buscar medidas urgentes para a situação de violência que vem afetando a cidade”. E a mesma nota informa que o UBM “aguarda a confirmação de audiência pública com o Governo do Estado já solicitada”. Confira a nota oficial na íntegra:

Nota oficial

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, diante da tragédia ocorrida na noite de ontem (31) nas proximidades da Instituição, vem a público expressar o seu profundo pesar com a morte do universitário do curso de Psicologia, Caio César Alves Camargo, de 23 anos, e ferimento do também estudante do mesmo curso, Breno Pinheiro Caneda, de 19 anos.

Mesmo que a tentativa de assalto tenha ocorrido fora das dependências do UBM e por se tratar de um caso de segurança pública, ressaltamos que, na manhã desta quarta-feira (1º), nos reunimos, juntamente com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e com o prefeito de Barra Mansa e demais representantes do poder público com objetivo de, mais uma vez, buscar medidas urgentes para a situação de violência que vem afetando a cidade. O UBM aguarda a confirmação de audiência pública com o Governo do Estado já solicitada.

Manifestamos nossa solidariedade e apoio aos alunos envolvidos, às suas famílias, aos nossos alunos, colaboradores e a toda a comunidade. Reiteramos nosso compromisso para a efetivação urgente das medidas necessárias para o restabelecimento do clima de segurança nas proximidades de nosso campus.

A instituição comunica que foi decretado Luto Acadêmico e as aulas estão suspensas até o dia 3 de novembro. Destacamos ainda que damos total apoio à manifestação dos alunos marcada para a noite de hoje. A instituição estará aberta aos alunos e demais membros da comunidade que desejem participar e ainda convida professores e funcionários para se unirem ao movimento.

Foto: Reprodução/Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.