Projeto BuZum! volta a Resende com o espetáculo “Mamulengo”

O espetáculo do projeto BuZum!, “Mamulengo”, chegou nesta sexta-feira, dia 20, e fica até segunda-feira, dia 23, em Resende. A itinerância da companhia de teatro de bonecos sobre rodas que já percorreu mais de 300 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas acontece entre 11 de setembro e 17 de novembro. Em Resende, o espetáculo acontece em frente às EMs Dr. Jorge Miguel Jayme – onde os espeetáculos estão sendo apresentados neste momento – e Augusto de Carvalho.

O enredo de “Mamulengo” envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”. O texto é assinado por Beto Andreetta e a direção está a cargo de Wanderley Piras.

SOBRE A COMPANHIA DE TEATRO
O repertório da companhia tem 10 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil, considerando as estreias de 2017. São elas: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; Máquinas, sobre a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia se apresenta com Mamulengo e Que lixo é lixo?.

FICHA TÉCNICA “Mamulengo”
Concepção e texto: Beto Andreetta
Direção: Wanderley Piras
Elenco: Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Geovana Oliveira, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Nilton Marques, Nina Rocha e Thiago Thalles
Trilha sonora: César Maluf
Criação e confecção de bonecos e cenário: Genilda Felix, Joelma Felix, Dejane Maria, Mestre Bila, Mestre Zé Lopes, Miro dos Bonecos, Bibio de Saúba, Neide.
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Fabíola Gonçales e Juliana Christão
Produção de campo: Leonardo Campos e Thiago Catelani
Design gráfico: Sato do Brasil> casadalapa
Fotos: Milene Milan
Técnicos de som e luz: Roger Borges e Henrique Hertzel
Motoristas: José Valério e Renner Santos
Direção administrativa: Jackson Iris
Assistente financeiro: Glaucia Souza
Assessoria de imprensa: Buriti Comunicação
Realização: BuZum!

RESENDE
Dia 20 de outubro, sexta-feira
EM Dr. Jorge Miguel Jayme (CIEP 347)
Sítio Bom Destino – s/n – Bairro Vila Izabel
Horários das sessões: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h10 | 14h50

Dia 23 de outubro, segunda-feira
EM Augusto de Carvalho
Av. das Camélias, s/n – Eng. Passos
Horários das sessões: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h10 | 14h50

Foto: Pedro Andreetta/Divulgação

Fonte: Assessoria de imprensa BuZum!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.