Natação de base segue em crescimento na região

Marcelo e a filha, uma das atletas de base da natação em Resende
Marcelo com a filha Lívia, de 11 anos, uma das atletas de base da natação em Resende

No próximo sábado, dia 28, acontece em Resende a terceira etapa do Circuito Sul Fluminense de Natação, evento realizado pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (Farj) na região, em todas as categorias. De acordo com um dos diretores da Farj, Marcelo Silva, o evento conta com 250 inscritos (o prazo para inscrição terminou nesta segunda-feira, dia 23).

– O evento terá participação de vários clubes do estado do Rio e da região. Entre os nossos nadadores, temos atletas do Sesi, do Clube dos Funcionários da CSN, do Coroados (Valença) e até do polo do Fluminense (grupo do qual pertence o nadador Matheus Gonche, que também marcará presença no evento), entre outros – responde.

Ele fala da importância dos eventos que vêm acontecendo em Resende e região para a nova geração. “Esses circuitos, graças às iniciativas público-privadas, trazem para cada edição realizada 300 alunos de academias e clubes locais, dessa forma fica mais fácil de encontrar novos talentos e faz um bem danado ao esporte regional”, acrescenta Marcelo, responsável pela formação das seleções de base Infantil e Juvenil da federação.

Ele se refere a iniciativas privadas de clubes e também da escolinha de natação criada pela Secretaria Municipal de Esportes de Lazer (Semel). O aumento de clubes e escolinhas de natação reforça o crescimento da natação de base em Resende e região, da mesma forma que acontecia há mais de 10 anos. O trabalho que o diretor – que é resendense – na Farj também é outro fator favorável a essa expansão do esporte.

– A confederação vem dando apoio técnico para os eventos que vêm acontecendo em nossa região, e isso é interessante porque massifica o esporte entre a população. Um exemplo foi o Circuito Resendense de Natação (realizado este ano no dia 12 de março, no Ciman) e a realização do Campeonato Estadual do Interior, que acontecerá pela primeira vez em Resende, também no Sesi – adianta.

O Circuito será realizado durante todo o dia de sábado, das 7h30 às 18 horas, segundo previsões do diretor da Farj, no Sesi Resende. Além de Matheus Gonche, o evento – que terá provas em todas as categorias – também contará com as participações da pentatleta Amanda Turute, que participará da equipe de arbitragem da Farj, e de sua irmã Ana Flávia, na competição. A estimativa é de que o público que prestigiará a competição chegue a aproximadamente 1 mil pessoas, entre familiares de atletas e amantes da natação.

Você pode gostar

One thought on “Natação de base segue em crescimento na região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.