Governo do Estado promove ações de combate à Zika no Sambódromo

dentroDurante os desfiles da Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, até o dia 13 de fevereiro, a campanha de conscientização “Xô, zika”, da Secretaria de Saúde em parceria com a Comlurb, vai ser exibida nos intervalos entre as passagens das escolas de samba. No total, mais de 800 garis vão usar a camisa da ação 10 minutos Salvam Vidas.

Neste sábado, dia 6, uma multidão acompanhou o Bloco da Favorita na praia de Copacabana. Durante a folia, não faltou animação e conscientização contra o zika vírus e a dengue em mais uma ação do Estado do Rio de Janeiro.

– Desfilo na Sapucaí há 20 anos, e este ano está sendo especial, pois estamos levando animação e uma mensagem muito importante para o público – contou Renato Sorriso.

Para o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., é preciso unir todos os esforços para combater o vírus zika e a dengue.

– A Secretaria de Saúde está com as atenções voltadas para o zika vírus, inclusive no carnaval porque sabemos que ele representa um perigo maior para as grávidas, já que pode causar a microcefalia nos bebês. Parcerias como a da Comlurb são fundamentais na mobilização da população. Criamos também uma campanha com foco nas gestantes e na segunda quinzena de fevereiro passaremos a contar com homens do Corpo de Bombeiros realizando visitas domiciliares junto com agentes da Prefeitura – disse o secretário de Saúde.

O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite dengue e chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de prevenção é combater o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. A Secretaria de Saúde lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que incentiva a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A ação inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.