Prefeitura começa informatização das unidades de saúde

A Secretaria de Saúde iniciou neste mês a informatização do prontuário dos pacientes da rede pública municipal. De acordo com, Daniel Brito, o projeto, que está em fase de implantação no Posto do Manejo, tem como objetivo permitir o acesso unificado e imediato aos prontuários, com todas as informações dos pacientes.

– Com o programa E-SUS Prontuário Eletrônico, do Ministério da Saúde, o médico terá acesso ao prontuário completo dos pacientes, com informações de outras consultas e exames médicos, independente da Unidade de Saúde que ele tenha sido atendido – explica o secretário Brito.

O sistema utiliza como base o número de Cartão dos SUS (Sistema Único de Saúde) do paciente, que ao chegar à Unidade de Saúde já tem o cadastro de informações básicas, antes da consulta, e terá agora também todo o procedimento médico, como pedidos e resultados de exames e também a prescrição de medicamentos. Além da agilidade na triagem, os médicos terão em mãos toda a trajetória de atendimentos do paciente.

Para a implantação deste sistema, o Posto do Manejo ganhou computadores para todos os consultórios médicos, e já foi iniciada na última semana a fase de treinamento dos funcionários e equipes médicas para a operação do prontuário médico eletrônico. A expectativa é que no inicio de dezembro, os pacientes da unidade já passem a ser atendidos por este novo sistema.

De acordo com o secretário Daniel Brito, o processo de informatização dos prontuários médicos seguirá, após o Posto Manejo, para as Policlínicas do Paraíso e Cidade Alegria, e em seguida para todas as Unidades do Programa Saúde da Família. Numa terceira etapa, o trabalho chegará às unidades hospitalares.

Fonte: PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.