Memória cultural e arte

A religiosidade do povo de Visconde de Mauá registrada através das lentes fotográficas rendeu à fotógrafa Juliana Mello (foto) o Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes, pelo conjunto da obra, entregue pela Câmara Municipal de Resende na 43ª edição do Salão da Primavera, cuja exposição começou no último dia 10, no MAM Resende. A três fotografias estão enquadrada no mesmo tema escolhido pela artista (as obras premiadas se chamam “A procissão em romaria”, “O romeiro e o ato de fé” e “O Cristo, a cruz e os estandartes”).

Ela fala mais sobre a produção dos três trabalhos. “Eu documento a Procissão do Cruzeiro desde 2011. Ela é uma tradição antiga e foi retomada em 1992, sendo realizada sempre no mês de maio, aqui em Visconde de Mauá, saindo da igreja de São Lourenço, no bairro do Lote 10, até o Cruzeiro. Os fiéis seguem em romaria carregando bandeiras, estandartes (confeccionados pelas bordadeiras da região) e a Santa Cruz, esculpida em madeira“, conta Juliana, que aproveita para descrever a técnica adotada.

— As três fotografias premiadas foram convertidas para preto e branco, por trazer mais dramaticidade ao trabalho e combinar com esse tema; em minha opinião. Foram ampliadas em papel 100% algodão, em um Estúdio carioca especializado em qualidade museológica. Sou bem exigente comigo mesma na hora de selecionar as imagens, na edição e no quesito qualidade de impressão. Foram dias escolhendo o trio que iria inscrever no Salão e que pudesse dar o sentido de unidade ao trabalho – acrescenta.

Fotos: Divulgação

Conheça o  trabalho de Juliana Mello no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.