Acesso a Libras na Câmara de Resende

Há quase dois anos e meio, com o objetivo de promover o acesso aos surdos através das sessões e dos programas gravados para a TV interna, a Câmara de Resende contratou o intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) Rafael Lincoln Souza da Silva (na foto, à direita). Nascido no Rio de Janeiro, ele vive atualmente em Barra Mansa e sempre está presente nas sessões do plenário, às terças e quintas-feiras, no período da noite.

A Libras passou a fazer parte da rotina de Rafael desde pequeno, já que o intérprete tem uma irmã – três  anos mais nova – que é surda, fora outros 11 parentes, entre tios e primos, também portadores da mesma deficiência.

— O contato maior que tenho é com a minha irmã, e por isso houve a necessidade de aprender a me comunicar com ela, mas para que eu pudesse estar hoje aqui, foi necessário me graduar e realizar o Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e para Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa) para poder atuar como intérprete – conta Rafael.

Conheça Rafael e saiba como é a profissão de intérprete de Libras no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.