Quem é o aluno que abre os portões da Aman aos novos cadetes?

A Abertura dos Portões é uma tradição que marca o início do ano letivo na Aman

A manhã do dia 5 de fevereiro de 2022 representou mais um marco na vida de 424 alunos que ingressaram na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), vindos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas/SP. Os novos cadetes, que farão parte da Turma Dom Pedro II, participaram da solenidade de passagem pelo Portão Monumental da Esplanada Ministro Dutra.

Desse grupo são 372 homens e 38 mulheres brasileiros, e mais 14 militares estrangeiros oriundos das Nações Amigas (três de Camarões, três do Senegal, dois da Namíbia, dois do Vietnã, dois da Guiana, um do Paraguai e um da Bolívia).

E para um desses jovens, esse marco na vida foi algo muito mais especial, por representar a tradição do aluno mais novo da turma, chamado de claviculário, que abre os portões para a passagem dos demais integrantes. Este representante será por todo o ano de 2022 um carioca nascido em 13 de novembro de 2003. Kayo Gabriel dos Santos Mendes, de 18 anos foi o escolhido realizou a abertura oficial do portão.

– Desde a EsPCEx até hoje, sabemos da importância de cada momento em nossa carreira. Para mim, é uma grande honra portar a chave dos portões dos Novos Cadetes, e pra mim sempre foi um sonho representar a turma (que ingressou na academia) sendo um claviculário – disse o jovem.

Segundo o assessor cultural da Aman, Coronel Neves, a ideia do claviculário é a de selecionar um futuro Cadete (no caso do Exército Brasileiro) por um critério neutro, a do mais jovem, para que ele seja o representante de sua turma no ato simbólico de “abrir as portas” da instituição para que todos possam entrar. “Todos sabem quem é o claviculário da turma, como se corresse a primeira escala de serviço, a primeira tarefa a executar em proveito da turma, e assim seria escalado ‘o mais moderno'”.

Para o oficial, a escolha da figura do claviculário mostra que as escolas militares do Exército “primam pela constante meritocracia durante a realização dos diversos cursos de formação”. “Para a instituição, cada aluno é único e seu desempenho ao longo das atividades, aliado ao conceito que seus pares e superiores fazem dele, mostrará no futuro sua posição de classificação”, completa.

O aluno Kayo Mendes (de óculos) recebe as chaves do portão da academia. Ele é o claviculário, o mais jovem dos novos cadetes da Aman em 2022

Durante a solenidade de abertura, Kayo recebeu as chaves do cadete mais jovem do curso da turma anterior, que ingressou em 2021, e teve a honra de abrir os portões, junto com o Comandante da Aman, o General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. Segundo a tradição da academia, assim que todos passam, o aluno mais jovem da turma fecha os portões e fica com a chave até a próxima passagem, no ano de 2023, quando passará a responsabilidade para o futuro claviculário.

Em seguida, a Turma Dom Pedro II marchou rumo ao conjunto principal da Academia, e após a solenidade, os cadetes assistiram a uma palestra ministrada pelo Comandante do Corpo de Cadetes, Coronel Vinicius.

Essa responsabilidade, no entanto, em um dos anos mais recentes, foi de uma cadete recentemente declarada Aspirante a Oficial na Aman, a gaúcha Emily Braz, de Santana do Livramento/RS. A escolha marcou o ingresso das primeiras mulheres na Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 2018.

O Comandante da academia salientou a importância do evento. “A passagem pelos portões é um gesto carregado de simbolismo. A abertura dos portões significa pra vocês, novos cadetes, uma nova etapa no Exército Brasileiro. A Academia tem muita honra em recebê-los”, finaliza Pimentel.

Os alunos foram recebidos na Aman no dia 27 de janeiro, e começam neste ano a frequentar o Curso Básico. No segundo ano, poderão escolher entre as Armas, Quadro ou Serviço. No caso das cadetes, as escolhas são pelo Serviço de Intendência ou pelo Quadro de Material Bélico. O ano de 2025 será quando os cadetes da Turma Dom Pedro II serão declarados Aspirantes a Oficial.

Fotos: Divulgação/Aman

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.