Acredite se Quiser

– A Prefeitura de Resende e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) apresentaram, na tarde do dia 26, como será a implantação do Campus Avançado do IFRJ em Resende e que cursos e atividades serão oferecidos. Segundo a instituição, em outubro já serão oferecidas 35 vagas para o curso “Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho”. Vale lembrar que o IFRJ, que vai funcionar no antigo Gssan, teve o dinheiro da desapropriação depositado em juízo e ainda não se sabe quando a situação será regularizada.

– No dia 26, só que à noite, Resende também sediou a palestra “As 10 medidas contra a corrupção”, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF). Ela falou sobre a campanha que busca 1,5 milhão de assinaturas para aprovar propostas legislativas para aprimorar o combate à corrupção no Brasil. Entre elas estão agilizar as ações de improbidade administrativas e criminais, criminalizar o enriquecimento ilícito, aumentar a pena para corrupção de altos valores, instituir novas ferramentas para recuperar o dinheiro desviado e outros. Várias autoridades da política municipal foram convidadas para a palestra, mas não foram vistos por lá. Por que será?

– A semana, aliás, foi cheia de eventos na cidade de Resende. No dia 25 o prefeito havia recebido do secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa, o Plano Municipal de Saneamento Básico. O plano havia sido solicitado pela prefeitura à Agevap que, por sua vez, o encaminhou à consultoria da Vallenge Consultoria Projetos e Obras Ltda. Agora resta saber o conteúdo do plano, que ainda não foi divulgado e, mais importante ainda, se ele será cumprido.

– Ainda sobre Meio Ambiente, no dia 27 o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveria a consulta pública para proposta de criação da área de conservação da Lagoa da Turfeira, chamado pela entidade de “Refúgio da Vida Silvestre da Lagoa da Turfeira”. O evento estava marcado para depois do fechamento desta edição. Mais informações na próxima semana.

– No mesmo dia, só que à noite, estava marcado em Resende o 4º Fórum dos Conselhos Municipais de Resende. Além de promover a interação entre os participantes dos 40 conselhos municipais, uma das discussões do evento era a criação de um site para que a população conhecesse o trabalho realizado pelos conselhos. A ideia nasceu em 2012 e até afora não saiu do papel. Será que desta vez sai?

– E continua a confusão e o mistério em torno da Exapicor. A Prefeitura de Resende e a Aciar continuam negando que tenham firmado convênio para realização do evento, daqui a um mês. Ainda assim, nomes dos artistas que devem se apresentar nos dias de shows já começaram a circular nas redes sociais. O BEIRA-RIO entrou nas páginas de alguns dos artistas e confirmou que Thiaguinho tem uma apresentação marcada para a Expo de Resende no dia 25. A dúvida é: como o show foi contratado se, segundo a prefeitura, ainda não foi firmado nenhum convênio para a realização do evento?

– No dia 27 deve ter tido um bolo de aniversário na prefeitura. É que fez um ano que o ministro Gilmar Mendes teve acesso ao processo de cassação do prefeito José Rechuan Junior (PP) e concedeu a ele uma liminar para que permanecesse no cargo. Em todo esse tempo, aliás, o processo não saiu do gabinete do ministro. Será que dessa vez o doce veio antes e depois do bolo será servida pizza?

– O PCdoB de Resende divulgou que realiza no dia 28 um encontro de articulação política e já terá apresentação de pré-candidatos ao cargo de vereador. O encontro está marcado para às 19h, no bairro Lavapés. Integrantes do partido estariam bem próximos do PSB, atualmente comandado pela vereadora Soraia Balieiro (PSB). Este partido, contudo, se mantém rachado, já que o presidente anterior, PC de Oliveira, segundo as más línguas, não cansa de motivar intrigas internas na sigla.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.