Laís Amaral

Agora é a Conferência de Assistência Social
Estamos no tempo das conferências. A da vez, que se realiza hoje (dia 24) e amanhã, é a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema deste ano é “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. SUAS é o Sistema Único da Assistência Social. O encontro será aberto às 19 horas de hoje, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), com palestra da secretária de Assistência Social do município de Búzios e presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, Claudia Carrilho. Ela falará sobre o trabalho da Assistência Social no Âmbito estadual. Amanhã (sábado), a conferência começa às 8 horas, com leitura e aprovação do regimento interno. O subsecretário de Assistência Social, Wagner Barcelos, irá apresentar ao púbico as propostas aprovadas na 8ª Conferência, de 2013, e explicar em quais o Município de Resende teve avanços e quais ainda se encontram em fase de implementação. As discussões serão divididas em três eixos temáticos propostos pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A conferência também irá eleger oito delegados (quatro governamentais e quatro não  governamentais),  para o encontro estadual. A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

‘Mais Médicos’ faz dois anos: breve balanço
Em meio à saraivada de notícias ruins, que se não fosse a chamada Grande Imprensa exercida por um oligopólio que tem lá seus interesses, eu diria ser a notícia ruim uma vocação natural, um mal congênito da Imprensa, brindemos aqui do nosso exíguo espaço, os dois anos do Programa Mais Médicos, uma notícia boa. Esse Programa que ainda recebe críticas de parte de entidades médicas, na verdade veio atender a um antigo anseio do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Recebe também muitos elogios, a maioria, por parte da população beneficiada. Os maiores interessados. Num rápido balanço passado pelo amigo Silvio Costa, que coordenou o programa na região, constatamos os seguintes números: são mais de 14 mil profissionais, dentre eles, cerca de onze mil são cubanos, distribuídos em mais de 3,7 mil municípios e em 34 distritos indígenas. Aproximadamente 75% dos médicos estão em regiões de grande vulnerabilidade social. O Programa aumentou em 35% o número geral de consultas na atenção básica em relação a 2013. O atendimento a pessoas com diabetes aumentou 45%, de janeiro de 2013 a janeiro de 2014. No mesmo período, os atendimentos de pacientes com hipertensão arterial aumentaram 5% e as consultas de pré-natal, 11%. Com isso, o encaminhamento de pacientes para hospitais diminuiu 20%. Foram criadas ainda 11,5 mil vagas de graduação em medicina e de 12,4 mil vagas de residência médica. A expectativa é que esse número chegue a 18 mil vagas de residência em 2018. Voltando ao oligopólio da Mídia em nosso país, uma das coisas mais atrasadas do mundo, eles desgastaram tanto a palavra ‘crise’ que já começam a substituí-la pelo termo ‘desaceleração’. Adoram inventar uma moda.

TRIPA
* Parodiando aquele telejornal matinal, vamos a um expresso de notícias. Fatos que passaram batidos pelo cronista distraído e preguiçoso. Ainda em junho chegou o Ernesto, o segundo filho do casal Ângelo Tramezzino e Simoni. Agora a casa tá cheia e o espertíssimo Francisco, em breve terá um parceiro para doces bagunças * Depois de algum tempo voltei ao samba do ‘Pé de Canela’ que rola às segundas-feiras, em Penedo. Está cada vez melhor. O grupo de músicos liderados pelo Luis Lima (Japão), entre eles Thiago Zaidan (quase sempre), Sanny Alves (pandeiro e voz), Marcelo Dertonio, Daniel Procaci, Fernando Farias (quase sempre), Jairo Queiroz, Edmundo Serra e muitos outros, promove uma noitada muito animada e gostosa, a partir das 20h. É programa super-recomendado na região. E segunda-feira, não tem coisa melhor * Dia 14 passado o Cezinha Simplício e o grupo ‘Resende Saudades Daquele Tempo’ receberam uma ‘Moção de Louvor’ da Câmara Municipal, iniciativa de Kiko Besouchet. Já são quatro anos de iniciativas vitoriosas do grupo. Parabéns ! * O Centro Cultural Visconde de Mauá convida para o concerto de “Leopoldo Commisso”, Violoncelo solo com a Participação especial de Gabriel, e uma pequena mostra do folclore sul-americano, neste domingo, dia 26. Mauá sempre aquecida por manifestações culturais * Dia 29 tem o ‘Inhoque da Fortuna’ do Odylo e da Maria Carmem * Na quinta-feira da semana que vem, dia 30, às 19h, acontece também na AEDB, a palestra “Atualidades sobre Tarifação de Energia Elétrica”, com o professor Dr. Guilherme Filippo, da Universidade Estadual Paulista, do programa do ciclo de palestras sobre Competitividade Industrial * Força Hernani, meu amigo !!

ANIVERSÁRIOS
Dia 16 mudou de idade o André Amaral. No dia 17 tres figuraças inauguraram idade nova: o Gênio Barbosa, meu colega de Prefeitura, o Melzaque Caetano, músico da melhor qualidade e o Hideo Noguchi. Dia 18 receberam os ‘parabéns’ o amigo jornalista Jardel Junior, o advogado Pedro Felizardo e o ator, Azeitona. No dia 19 sopraram velinhas a minha amiga e cantora Claudia Martins, a Eliete Lima e a Dayse Vieira. Dia 20, uma turma grande de ‘gente boa’ contou mais um ano de vida: Rodrigo Orphão, Raquel Gama, Álvaro Brito, Marcelo Matos, Rita, Ana Zelma, Líbia Tanure, Itiana Rochele e Geni Rufino.  Dia 21 outra turma grande e bem legal de amigos ficou mais experiente: a avó da minha neta Isabela, a Conceição Soares, a amiga Ronilda Souza, o Pedro Lamin, o Carlos Ramos, a Luciana Dutra, a Bianca Oliveira e o meu amigo e fotógrafo dos melhores, Antonio Duarte. Nessa quarta, dia 22, também aniversariaram o radialista e roqueiro Max Verri e a minha amiga professora e  cozinheira do ‘Crustáceos da Manguaça’, Sonia Nogueira que completou 15 anos mais uma vez. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.