Laís Amaral

A comida duvidosa: os podrões
Segundo a The Future Laboratory, a indústria da alimentação deverá faturar este ano quase 6 trilhões de dólares. Para esta instituição inglesa que faz pesquisa sobre consumo e marcas, o mercado global de bolinhos, biscoitos e salgadinhos deverá movimentar 334 bilhões de dólares. As vendas de chocolates e confeitos devem chegar a 170 bilhões de dólares de faturamento. Em contrapartida uma pesquisa do IBGE comparando os anos 2002-2003 com 2008-2009, registrou que o consumo anual de arroz das famílias no Brasil caiu 40,5%. A queda no consumo foi 24,5 kg para 14,6kg. O feijão caiu 26,4% indo de 12,4 para 9,1kg. Já o consumo de refrigerantes do tipo cola cresceram 39,3%. A pesquisa mostra ainda que no Brasil, 48,5% da população está acima do peso, são 94 milhões de pessoas. Entre as crianças de 5 a 9 anos o aumento da obesidade multiplicou por quatro nos meninos (de 4,1% para 16,6%) e por cinco entra as meninas (de 2,4% para 11,8%) e, segundo um estudo da Universidade de Brasília, o SUS paga 488 milhões de reais por ano para tratar doenças ligadas ao aumento do peso. Esses e outros números assustadores apontam como motivo a mudança tecnológica, o estilo de vida das metrópoles e os hábitos sedentários. Leia mais sobre o assunto na matéria “Alimentação: a tecnologia mórbida” extraída do site ‘Carta Maior’, que reproduzo em meu blog: bocadesiri-lais.blogspot. Matéria interessante. Vale a pena ler.

A comida virtuosa: o pinhão
Depois de ler a nota ao lado que tal ler alguma coisa sobre comida de verdade e, saudável? Pois é, o concurso gastronômico de Visconde de Mauá está chegando. A 22ª edição acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio (uma semana depois da festa popular, que este ano volta ao fim de semana do Dia das Mães). Então, o evento com mais de duas décadas de sucesso é uma das marcas da charmosa região e uma das principais atrações turísticas da Serra da Mantiqueira fluminense. O concurso gastronômico à base de pinhão (a semente da Araucária, árvore símbolo do alto da Serra da Mantiqueira) reúne anualmente um timaço de celebridades do mundo gastronômico do país formando o corpo de jurados que julga os pratos produzidos pelos mestres cucas locais. Lembro-me de um ano que dona Olímpia, do Hotel Fazenda do Mel ganhou o concurso com uma codorna recheada de pinhão que foi até capa da Vejinha. O júri deste será formado, entre outros, pelos grandes chefes: Flavia Quaresma (Consultora/RJ), Bruno Cabral (Domostia/SP), Jonatas Moreira (Akuaba/AL), Juarez Campos (Oriundi/ES). Quem quiser participar telefone para (24) 3387.2004 ou faça pelo e-mail: contato@mauagastronomico.com.br. Abraço à Mônica e Cláudio Rangel por mais essa.

TRIPA
* Não esquecer que o Festival do Pinhão, do qual constam a festa popular e o concurso gastronômico, começou efetivamente ontem, dia 1º de maio com a abertura do Mês do Pinhão, que vai até 31 de maio, com aulas show gratuitas com os chefs convidados e o VII Salão do Pinhão, com apresentação dos artistas locais, os Sabores da Montanha, no qual haverá apresentação dos produtores orgânicos da região, entre outras novidades. Abração para a incansável e inesgotável Márcia Patrocínio * E depois do sucesso de público que foi a apresentação de “Blefe, o musical” no teatrão da Aman cheião, Arthur Vinciprova e a Cia de Teatro Pé Direito emplacam mais uma peça em Resende: “Por trás da Pele” na qual ele também estará no palco ao lado de Mônica Izidoro. A peça fará temporada de quatro dias no Espaço Z: 8, 9, 10 e 11 de maio com início às 21 horas. No release ficamos sabendo que trata-se ‘de uma espetáculo que mistura suspense e ação’. Uma trama em que o espectador poderá acompanhar as reviravoltas de um jogo perigoso entre uma prostituta e um jovem tímido. Vale conferir ! Classificação: 16 anos * A cantora e compositora Ives Seixas se apresenta amanhã, dia 3, às 20 horas na ‘Casa Amarela Ateliê Compartilhado’, (Rua Consolação, 1075) em São Paulo com sua ‘Andorinha Só’. A menina já levara ‘voz, violão, chapéu no chão’, na segunda, dia 28, na Vila Madalena * E o Festival do Pinhão nem começou , mas o Centro Cultural Visconde de Mauá já está à toda. Nessa terça-feira, dia 29, houve o lançamento do livro “Queima Brasil”, de José Roberto Godoy. Na quarta Amanhã, 29 de abril, terça-feira, aconteceu lá mesmo no CCVM, um debate sobre a Cannabis sativa. Beleza !! * O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, foi mais uma vez comemorado em Resende com uma grande festa no Parque de Exposições. O evento foi organizado e realizado pela Prefeitura em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

ANIVERSÁRIOS
Dia 27, Nill Resende e Claudia Whately. Dia 30 comemoramos o aniversário do Rafael Sekine, nosso colega de trabalho. Meu amigo Marcelo Carneiro também inaugurou idade nova por esses dias. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.