Caos na Serrinha sem data para acabar

Os moradores da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha do Alambari estão preocupados com o excesso de turistas no local. Com o calor, tem aumentado a procura pelo local, que tem cachoeiras, lagos e áreas verdes. No entanto, a área é pequena e não possui estrutura para atender tantas pessoas. Além disso, por ser uma APA, tem certas regras de cuidado com o Meio Ambiente que, por falta de orientação, nem sempre são seguidas pelos visitantes. No entanto, ao ser questionada sobre os problemas da APA, a principal resposta da Prefeitura de Resende foi “Vamos Avaliar”.

Segundo os moradores, o movimento começou a aumentar no verão de 2014, quando as temperaturas também estiveram bastante altas e o acesso às cachoeiras de Visconde de Mauá começou a ser facilitado. Muitos dos turistas que iam para lá, ao ver o local cheio, saíam em busca de outro mais calmo, a Serrinha do Alambari. O aumento do poder aquisitivo da população, que passou a comprar mais carros que pudessem chegar à região, também ajudou no aumento do acesso. No entanto, grande parte das cachoeiras da Serrinha fica em terrenos particulares, o que faz com que quintais de moradores sejam invadidos.

— Antes era bom, mais tranquilo, mas agora tem que ter mais guarda para fazer patrulhamento, porque eles invadem o terreno da gente. Ontem mesmo teve duas pessoas. Tem um rio que passa lá atrás. E tem uns 200 carros parados aí. Não tenho medo, mas não gosto, se forem grossos comigo vou ser com eles também e quando vejo alguém no meu quintal peço para se retirar. Tem pessoas que alugam casa e vêm se divertir no seu quintal. O pessoal passa dentro do quintal. Devido ao calor aumentou o movimento, mas o pessoal não respeita — comentou Waldemar José Cordeiro, o senhor Nonô (foto), que mora na Serrinha há 30 anos.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

3 thoughts on “Caos na Serrinha sem data para acabar

  1. Muito bem, Seu Nonô! E ainda pode piorar, se nos enfiarem um asfalto goela abaixo! Infelizmente, muitas pessoas associam asfalto com progresso. A falta de educação existe e é real. Também, infelizmente, não se pode viver sem o progresso mas, com boa vontade, é possível conviver. Pavimentação, por exemplo. Falam logo no maldito asfalto! Existem alternativas, como os bloquetes, paralelepípedos, cupinzeiros… só que enfiar um asfalto é mais fácil, é mostrar serviço. É mais barato e menos trabalhoso. E depois, vêm os buracos, pois virão mesmo, e a manutenção? Tá! Me poupem! Mesmo com policiamento, as pessoas vão correr! Nesse país, a impunidade corre solta, as pessoas não se importam. Agora, eu me importo, pois estão querendo levar esse negócio de asfalto para a APA Serrinha do Alambari, num trecho de aproximadamente 4km apenas. Mas são 4 km de estrada de terra em que veículos, tanto de entrega quanto de passeio, tanto de turistas quanto de moradores, correm de forma absurda! Claro que não são todos, mas a grande maioria. Essa mesma estrada de terra que dizem estar péssima. Tenho fotografias de diversos animais da fauna silvestre atropelados, e de uma égua (essa morreu, e o potro sobreviveu), atropelada, na porta de casa, por uma moto! Fazem ultrapassagens, na estrada de terra, sem respeitar o limite de velocidade! Isso pois é uma APA! Imaginem em outros lugares! Vídeos absurdos, de correrias e, pasmem! Engarrafamento! Não estão respeitando nada. Então, quando dizem que a culpa de tudo isso não é apenas do asfalto, é verdade. É do asfato e das pessoas sem educação e irresponsáveis!

  2. Mais uma vez, parabéns! Agora, estou impressionada! O RJ realmente gosta de remar contra a maré. Soube que o Grupamento Ambiental não está mais sediado na ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRINHA DO ALAMBARI!!!!! Acho que o RJ deve ser o único lugar no mundo em que uma APA não possui Grupamento Ambiental, Brigada de Incêndio… Está certo que a base não oferecia segurança alguma. Mas, gente! Nossa! A APA Serrinha do Alambari PRECISA de um Grupamento Ambiental presente! Milhões de coisas erradas acontecem lá! Corte de árvore, construção indevidas, correria de veículos, queimadas, rojões, som alto de estabelecimentos e carros… São tantas coisas! E ainda mais agora, que todos leram no Beira Rio, que estão encontrando drogas, pés de maconha… A Prefeitura deve ter uma verba disponível para colocar um telhado na sede do Grupamento! Essa notícia é antiga, e nada foi feito! Como tudo que acontece no RJ, se deixar de mão, as coisas tomarão um rumo que não terá mais volta. Não deixem a APA Serrinha do Alambari acabar! E, abusando, sem posto de saúde! E o pior, é que, com tudo isso acontecendo, querem mascarar enfiando um asfalto totalmente inútil, que só, segundo alguns moradores, servirá aos donos de estabelecimentos. A Serrinha, gente, a Área de Proteção Ambiental, deveria estar acima de negócios particulares. Afinal, o primeiro Grupamento Ambiental, deveria ser respeitado. A APA, merece respeito, já que foi estabelecida como tal, deve ser tratada como tal. Vamos pedir o que temos direito. A APA não deve ser abandonada. Todos sabem que a bandidagem precisa apenas de uma brecha como essa. Se, e quando virar um caos, não vai ter volta. E não vai ser por causa de aviso!!!! Salvem a Área de Proteção Ambiental Serrinha do Alambari!!!!!!!!

  3. é impressionante o descaso da prefeitura, rua esburacadass falta de iluminação public. cacchorros e gatos caçando animais silvestres..que APA é essa?

    tem que se fazer valer a regra e proibir bichos domesticos e também controlar o acesso como é feiro na ilha grande senão teremos o APA PQQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.