Resende realiza atividades ambientais na Semana Mundial da Água

Nesta sexta-feira, dia 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, e para lembrar a data, a Prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), preparou uma série de atividades para valorizar o consumo consciente e proteção das fontes do precioso recurso natural. As ações se estenderão até o dia 24 em diversos pontos da cidade.

A agenda do período de conscientização começa na sexta-feira, com um mutirão de limpeza na Área de Proteção Ambiental, nas margens do Rio Paraíba do Sul. As atividades serão concentradas no trecho do Areal ao Parque Zumbi, na Avenida Rita Ferreira da Rocha, das 9 às 12h. Também no dia 22, neste mesmo horário, voluntários farão o plantio de mudas nas margens do Rio Preto, em Visconde de Mauá, no trecho da Vila de Mauá ao Lote 10.

Outra importante participação na programação da Semana Mundial da Água é da Secretaria Municipal de Educação, através dos alunos que farão parte das atividades. No caso do mutirão, por exemplo, haverá a presença de alunos das Escolas Municipais: Júlio Verne, Noel de Carvalho e Professor Carlinhos. A Escola Municipal Francisco Quirino participará no plantio de mudas em Visconde de Mauá. Outras escolas ainda podem ser integradas em outras atividades.

Outra atividade, que também acontece na sexta-feira, é uma apresentação teatral educativa em alusão a data. A atividade será apresentada pela voluntária Clara Xavier na Escola Municipalizada Lídia Pires, no turno da manhã, e na Creche Parque das Águas, no turno da tarde.

Já no domingo, dia 24, as atenções serão voltadas para um grande passeio ciclístico, o “Pedal Pelas Águas”. A atividade reunirá participantes de todas as idades em mais um dia de conscientização sobre a importância da utilização e conservação dos recursos hídricos. Além disso, uma tenda interativa da concessionária Águas das Agulhas Negras, concessionária do serviço de saneamento básico no município, ficará disponível no dia da ação.

A Semana Mundial da Água acontece em parceria com o Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende (Crear), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Parque Estadual da Pedra Selada. Além disso, conta com o apoio das Águas das Agulhas Negras, do curso de Biologia da Associação Educacional Dom Bosco, do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, da Associação dos Produtores Rurais de Vila Mauá (Aprovim) e do XVII Grupamento de Escoteiros Guia Lopes.

De acordo com o presidente da Amar, Wilson Moura, o objetivo da mobilização é despertar na população atitudes e comportamentos para evitar o desperdício. As ações serão voltadas para alunos das redes de ensino municipal e estadual; universitários, técnicos da área ambiental e educacional; e munícipes em geral.

Fotos: Lázaro e Carina Rocha/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.