Rio supera SP em obesidade infantil

Crianças cariocas se exercitam menos que as paulistanas, o que explica a maior obesidade delas (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Pesquisa de campo efetuada em outubro de 2014 em duas comunidades carentes das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, pelo programa “Meu pratinho saudável”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), apurou que as crianças e os adolescentes cariocas estão mais obesos que os paulistanos. As comunidades visitadas foram Paraisópolis, em São Paulo, e Cidade de Deus, no Rio.

A nutricionista responsável pelo programa, Elisabete Almeida, destacou que o Ministério da Saúde classificou o Rio de Janeiro, em 2009, como a capital mais obesa do Sudeste brasileiro. “Agora, nessa nossa pesquisa, a gente verificou uma grande diferença, com cerca de 30% das crianças da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, acima do peso, e 55,7% das crianças da comunidade de Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, com sobrepeso”.

Segundo Elisabete, que coordenou a pesquisa, isso significa que uma em cada duas crianças da comunidade carioca está obesa. Pela pesquisa, a diferença de peso registrada pode ser explicada pelo fato de as crianças da comunidade da capital paulista fazerem mais atividades físicas do que as crianças da Cidade de Deus, disse Elisabete. O estudo será ampliado este ano para avaliar com maior profundidade o problema do sobrepeso entre as crianças do Rio.

Confira a matéria na íntegra. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.