Mirim é o novo presidente da Câmara de Resende

O vereador Jeremias Casemiro, o Mirim (Solidariedade) foi eleito na noite desta quinta-feira, dia 18, o novo presidente da Câmara Municipal de Resende. Com direito a torcida organizada dos familiares e amigos, muitos sindicalistas, Mirim se comprometeu a buscar manter a harmonia da Casa nos próximos dois anos e fiscalizar o Executivo “sem atritos”.

— Por ser sindicalista quero valorizar os servidores e já antecipo que em acordo com meus colegas vereadores vamos escolher uma ala do novo plenário da Câmara para dar o nome do trabalhador que morreu na obra. Vamos escolher e falar com a família. Fiscalizar o Executivo nós vamos, mas sem atrito, porque o atrito não é bom para ninguém, para nenhum resendense. E aqui na Câmara não vejo dois grupos, vejo um só, e meu maior desafio é harmonizar entre os vereadores – discursou o vereador que assumirá a administração da Câmara em 2015 e 2016.

A disputa pela mesa diretora começou seis meses antes. O vereador Roque Cerqueira (PDT) protocolou uma chapa tendo como vice Joaquim Romério (PMDB), como primeiro secretário Thiago Martins, o Tisga (PPS), e segundo José Olímpio (PCdoB). Já a chapa de Roque tinha como vice, primeiro e segundo secretários, respectivamente, Soraia Balieiro (PSB), Silvio da Fonseca, o Tivo (PP), e Luiz Fernando de Oliveira Pedra (PDT). No dia 16 Roque Cerqueira desistiu e Célio da Silva, o Caloca (PMDB), se inscreveu como presidente de sua chapa por substituição.

Há mais ou menos dois meses, assessores de vereadores começaram a declarar que vinham passando por constrangimentos e pressões devido à eleição e não cessavam as negociações de votos. O secretário de Trabalho e Renda Kiko Besouchet (PP), que havia sido eleito vereador em outubro, chegou a enviar um ofício à Câmara comunicando seu retorno, para que pudesse acompanhar a disputa de perto, mas foi convencido a não ir pelo prefeito José Rechuan Junior (PP), como explicou uma nota enviada pela assessoria da Câmara.

Mais ou menos na mesma época, o vereador Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa (Solidariedade), declarou seu voto ao colega de partido gerando ainda mais confusão, na sessão do dia 16, Soraia Balieiro também afirmou estar sendo ameaçada de ter mentiras a seu respeito divulgadas como se fossem verdade e Francisco Stênio (Solidariedade) afirmou ter recebido uma proposta indecente para mudar seu voto. Os comentários também apontavam para a participação do prefeito José Rechuan Junior (PP) e do secretário de Governo Marcial Corrêa nas negociações, que incluiriam a ausência de alguns vereadores para favorecer um dos candidatos, mas nenhuma das denúncias chegou a ser formalizada.

No dia da eleição, última sessão legislativa do ano, todos os vereadores compareceram, mas chegaram faltando menos de 15 minutos para seu início. Até mesmo os vereadores licenciados para serem secretários, Besouchet, José Valdir Dias, secretário de Serviços Públicos, e Cláudio Oliveira de Araujo, secretário de Administração, estiveram na Casa. Para evitar confusões, o presidente da Câmara entre os anos 2013 e 2014, Ubirajara Garcia Ritton (PP), pediu auxílio à Guarda Municipal e um carro com reforço fez a segurança da eleição.

Mirim foi eleito com os votos dos integrantes de sua chapa e de Barra Mansa, Carlos Santa Rita (PSDB), Davi de Jesus (Solidariedade), Stênio e Pedro Paulo Florenzano (PP). Já Caloca teve, além dos votos de sua chapa, os de Roque Cerqueira, Tiago Forastieri (PSC), e Bira Ritton. Irâni Ângelo (PROS) se absteve dizendo que não votou em ninguém porque “tinha claro em sua mente que o presidente seria Roque”. Já o ex-candidato a presidente aproveitou a ocasião para criticar o prefeito.

— Por muito tempo fui candidato e tive embate com o Mirim, mas quero agradecer aos colegas que me acompanharam. Quando começamos o embate o Executivo falou que não queria nem Roque e nem Mirim e no meu grupo decidimos colocar o Caloca para agradar o prefeito. Só que mais uma vez ele errou e venceu o Mirim. O prefeito não pode fazer isso! Falou que não ia se meter e deu mais de 28 telefonemas. Mentir é feito, o Executivo da cidade não pode tomar partido de assunto de vereadores. Estou chateado porque é um governo que ajudei a eleger e fica tomando partido na hora errada. Para quem tem cargos comissionados ele fala que vai tirar ameaçando, mas eu não tenho nenhum. Pois é prefeito, não tem Roque, mas tem Mirim – acusou Roque Cerqueira.

 

Sessão movimentada

 

A última sessão legislativa do ano foi encerrada na Ordem do Dia, com a aprovação dos vereadores, logo após a eleição e os discursos, por volta das 21h. Antes, porém, a Casa, com o plenário mais cheio deste ano, teve a votação de um requerimento do vereador Pedra e a entrada de dois projetos de lei na Casa, ambos de autoria do prefeito, para serem votados no ano que vem.

O primeiro projeto altera a redação de artigos que dispõem sobre o Estatuto dos Servidores Públicos de Resende. Eles permitem que o servidor tire uma licença prêmio após cinco anos de serviços prestados e define os valores que podem ser incluídos na contagem para a aposentadoria. O novo Estatuto completo, no entanto, que seria votado neste ano após dois anos de elaboração, sequer entrou na pauta de votações.

O segundo projeto altera artigos do plano diretor do município com o objetivo de reorganizar as áreas habitacionais e industriais de Resende, principalmente as da região da Fazenda Alegrete. As decisões do projeto, segundo a mensagem enviada por Rechuan, são provenientes de uma audiência pública para discutir o assunto realizada neste ano, na Câmara, a pedido do vereador Davi de Jesus.

Já o requerimento de Pedra solicita a folha de pagamento de todos os servidores municipais no último ano e acabou causando um momento de tensão na reunião. Roque Cerqueira levantou polêmica dizendo que Pedra deveria pedir dos comissionados e funções gratificadas e não apenas dos concursados e Pedra afirmou que pedia de todos. Tisga questionou o motivo do requerimento. Em sua resposta, Pedra não soube explicar e Tisga o chamou de “cara de pau”. Finalizando a discussão, Pedra afirmou: “se sou cara de pau o problema é meu”. Apesar do embate, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

Você pode gostar

One thought on “Mirim é o novo presidente da Câmara de Resende

  1. Boa tarde a todos , estou postando por mais uma vez ,pois a primeira postagem sumiu ,gostaria de deixar aqui os meus sinceros parabéns ao amigo , vereador e presidente do sindimetal das agulhas negras e agora presidente da câmara de vereadores de Resende , nossa cidade quem ganhou ,um representante que vai fiscalizar o executivo , e olhar de verdade ao povo da nossa amada Resende ,um abraço mirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.