Mais de mil pessoas acompanham procissão de Nossa Senhora Aparecida em Resende

Mais de mil pessoas acompanharam a procissão da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, neste domingo, dia 12, em Resende. A procissão começou na Avenida Rita Ferreira da Rocha, a Beira Rio, próximo à prefeitura, no bairro Jardim Jalisco, subiu pela Avenida Custódio de Melo e terminou na Avenida Riachuelo, ambas no bairro Nova Liberdade, onde foi realizada uma missa campal.

Neste ano, a imagem de Nossa Senhora chegou ao local de início da procissão em um barco, carregada por duas pessoas da comunidade Nossa Senhora Aparecida e por um Bombeiro da empresa Novartis, como explicou um dos integrantes do conselho paroquial que organizou a procissão, Nildir Caldas Serafim.

– Todo ano tem a procissão, mas a gente sai do Nova Liberdade, dá a volta e retorna para a igreja. Neste ano vamos sair pela Beira Rio porque a imagem vem pelo rio Paraíba do Sul com os bombeiros trazendo. A gente quis dar o sentido de lembrar que ela veio do rio. Por isso pedimos para a Guarda Municipal também nos ajudar com a segurança – explicou Serafim, lembrando que a fé na santa começou quando pescadores acharam a imagem dela dentro do Rio Paraíba do Sul e posteriormente tiveram sucesso em sua pesca.

Além desta motivação, o padre responsável pela comunidade, Márcio Corrêa Mendes, lembrou que a questão ecológica também precisa ser lembrada, já que vem afetando o próprio rio em que a imagem foi encontrada séculos atrás.

– Também queremos chamar atenção para a realidade das águas do Brasil e o problema da transposição do Rio Paraíba do Sul. Em Barra Mansa eles realizam uma procissão marítima que neste ano não vai acontecer por causa da baixa do Rio Paraíba, então queríamos que ela descesse o rio – acrescentou.

Ele também lembrou que a comunidade está se preparando para comemorar seus 50 anos em 2016 e, por isso, a imagem que veio pelo rio será a nova imagem da igreja e foi doada pelo Santuário Nacional de Aparecida.

– Ela é um fac símile da imagem original, tem as mesmas dimensões da imagem original e vai ser entronizada em nossa comunidade hoje. Além disso, conseguimos relíquias, dois pedacinhos do manto que acompanhou a imagem original neste mês estão no manto de nossa nova imagem – lembrou o padre.

Os fieis seguiram a imagem rezando e cantando músicas religiosas e à frente da imagem algumas crianças estavam vestidas de anjo. Também havia coroinhas guiando a procissão, como o  pequeno Arthur Henrique, de quatro anos.

– Eu estou aqui porque sou coroinha e eu gosto disso. A gente vem na frente da procissão – explicou.

Durante a passagem da imagem, fieis montavam altares em frente às suas casas para que fosse abençoados pelo padre.

– Sou devota e fiz a novena, então resolvi montar. Minha cunhada também falou para eu fazer – explicou Zilda das Graças, uma das pessoas que montou um altar no trajeto da procissão.

Ao final do trajeto, a imagem foi recebida com fogos, músicas e palmas no local em que foi celebrada a missa campal.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.