Há quatro anos, número de voluntários cresce em projeto social da Cidade Alegria

Veroneze (à esquerda) e Bela se formaram há pouco tempo em diferentes cursos, e já são instrutoras no projeto

Há dois anos, a psicóloga Alessandra Tamiozzo conheceu o De Nós Tudo um Pouco, um projeto social existente no bairro Cidade Alegria há quatro anos, criado pela técnica em contabilidade Cássia Actis, que decidiu realizar um sonho após a morte da mãe, no ano de 2014.

– Eu comecei fazendo aulas de japonês com minha filha, de 19 anos, e então passei a conhecer a história do projeto. Disse a Cássia que sou psicóloga e também terapeuta auricular, e comecei a realizar um trabalho voluntário aqui – explica Alessandra, que atende no projeto às terças-feiras com auriculoterapia e às quartas e quintas-feiras como psicóloga.

Ao lado de uma colega, a professora e também voluntária Érica Ribeiro, o atendimento de ambas é bastante procurado e há lista de espera. “Eu dou aulas de reforço escolar para crianças e estou no projeto há um ano e meio, quando minha filha se interessou pelas aulas de violão gratuitas. Foi quando a Cássia disse que precisava de uma voluntária para as aulas de reforço escolar, e aí me interessei em ajudar”.

A professora e a psicóloga fazem parte de um grupo de pessoas que ingressaram no projeto social como voluntárias nos últimos anos. E esse número pode aumentar nos próximos meses, já que estão previstos para começar novos cursos como os de Assistente Administrativo, Departamento Administrativo, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e de Redação para Enem, este último com a professora universitária e jornalista Ana Lúcia Corrêa.

Em seus poucos anos de existência, o curso já formou 30 turmas de diferentes cursos, sendo quatro delas do curso de cabeleireiro, segundo um levantamento feito pela própria criadora do projeto. Entre esses alunos, uma delas se tornou uma instrutora voluntária, no curso de Artesanato. “Fiz o curso aqui durante quatro meses, e hoje trabalho como instrutora de artesanato em EVA e em reciclagem de garrafas de material reciclável”, conta a voluntária Rosemary Veroneze.

Ela revela que faz o trabalho há três meses e meio, ensinando as técnicas artesanais a um grupo de 12 alunas, a maioria com mais de 70 anos (apenas duas são adolescentes com idades entre 14 e 15 anos). “Sou voluntária com muito gosto!”, completa.

A exemplo de Rosemary, outra voluntária, a depiladora Diana Quintino, a Bela, se qualificou há pouco tempo em um curso de depilação e ensina o que aprendeu, ainda que não tenha sido formada dentro do projeto. “Cheguei aqui através de uma amiga que conhecia o trabalho, e nesses seis meses de trabalho, tive um grupo que desistiu mas agora já consegui manter outra turma. Quanto mais você faz o bem, mais você quer fazer pelas pessoas”, disse.

Yago se apresentou com grupo de street dance durante festa julina do projeto

ELES TAMBÉM QUERIAM PARTICIPAR MAS…
No último sábado, dia 28, o projeto social realizou seu primeiro arraiá, cujo objetivo foi arrecadar recursos para reformar a sede. E foi lá, na quadra da Escola Municipal Abraão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria, que o jornal BEIRA-RIO encontrou pessoas que gostariam de ser voluntárias. É o caso do dançarino Yago de Farias, que trabalha em um projeto social no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

– Eu já conhecia o projeto da Cássia através de um amigo daqui. Até gostaria de ser voluntário, porém o fato de morar no Rio e trabalhar em outro projeto me impedem – respondeu o jovem, que é instrutor de street dance no projeto Style Carioca. “Também fazemos várias apresentações na capital”.

Além da dança, o projeto social, que atende ao público residente das comunidades do Complexo do Alemão, entre elas o Morro do Adeus, da Baiana e Palmeiras, também oferece cursos de idiomas, de cabeleireiro e também aulas de lutas marciais.

Quem também gostaria de ajudar no projeto, mas agora se dedica a outros trabalhos, é o músico Leandro Logan. “Acho bacana o projeto por ter vários cursos profissionalizantes, não estou diretamente envolvido com ele, mas assim mesmo vim me apresentar para ajudar nesse evento. Hoje estou fazendo mais shows em Penedo e estou fazendo um trabalho autoral que pretendo lançar futuramente”, destacou Logan, que foi a principal atração musical da festa de sábado.

NOVIDADES ESTÃO CHEGANDO
Além dos novos cursos, o projeto De Nós Tudo um Pouco está procurando melhorar e ampliar o seu espaço. Segundo a criadora do projeto social, toda a renda arrecadada da venda de comidas, brinquedos e da pescaria será utilizada para ampliação e reformas no telhado das salas.

– Recentemente nós ganhamos uns três lavatórios para o curso de cabeleireiro, e com isso necessitamos de comprar cimento, telhas e areia, entre outros materiais de construção para ampliarmos a sala do curso. Além disso,  estamos com problemas no telhado e por isso precisamos de trocar as telhas das salas – justificou Cássia.

Algumas das atividades oferecidas são realizadas atualmente nas dependências da escola, casos das aulas de balé e kickboxing, graças a uma parceria entre o projeto e a direção da escola, que atende alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

O projeto segue com inscrições para os cursos citados na matéria, e quem se interessar em fazer parte do time de voluntários ou ajudar com doações pode entrar em contato com a Cássia pelos telefones (24) 99266-4396 (Claro e WhatsApp) e 99952-1243 (Vivo). A sede do projeto fica na Rua das Acácias, 836 , no bairro Cidade Alegria (próximo a igreja Nossa Senhora da Paz).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.