“Mais bicicleta, menos carro”

Um pequeno grupo formado por aproximadamente 10 ciclistas se concentraram na manhã deste sábado, dia 12, para a Bicicletada Julina, evento promovido pelo movimento Bicicletada Resende. Segundo um de seus articuladores, Ian Marte, a ideia da bicicletada é defender uma maior acessibilidade a pedestres e especialmente ciclistas. “O trânsito está cada vez mais preocupante, o progresso da cidade acaba valorizando apenas os carros, na há mobilidade urbana, e isso é ruim porque os motoristas muitas vezes não respeitam os ciclistas”.

Segundo Ian, o movimento – que há alguns meses atrás parecia tímido – começou a ganhar mais adeptos. Um deles é o arquiteto Renato Serra, que estava acompanhado do filho Ramon Soares Serra, de 15 anos. “Como arquiteto, posso dizer que ele perceberá melhor o que acontece no trânsito se trocar o carro pela bicicleta ou andar a pé, você desfruta melhor do que está ao seu redor, fica em contato com a realidade. Dentro de um carro você fica blindado e não tem muita noção disso”, opina.

O trajeto começou no Calçadão de Campos Elíseos e seguiu em direção ao bairro Manejo, retornando ao local da largada. Os participantes, todos ciclistas, aproveitaram o momento para se manifestar aos gritos de “Mais Bicicleta, Menos Carro” e reivindicando a construção de novas ciclovias, previstas em um projeto elaborado ainda na administração de Silvio de Carvalho (PR), mas que ainda não saiu do papel. O objetivo é manter o encontro entre os ciclistas uma vez ao mês.

– Se conseguirmos chamar mais pessoas, se cada um trouxer dois ou três amigos, o nosso movimento tem tudo pra crescer – completa Marte.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.