Rio de Janeiro em Estado de Emergência Zoosanitária

Rio de Janeiro decreta estado de emergência zoossanitária em função do vírus da Influenza Aviária. A medida vale por 180 dias e segue recomendação do Governo Federal para agilizar as ações conjuntas dos órgãos ambientais, de agricultura e saúde. O estado de emergência é decretado sempre que há risco de uma doença se propagar rapidamente entre as aves. 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no dia 18, o decreto n° 48.644 de 17/08, no Diário Oficial seguindo a recomendação da Portaria nº 587 do Ministério da Agricultura e Pecuária, assim que confirmou a presença de infecção pelo vírus H5N1, considerada de alta patogenicidade.

Já foram registrados mais de 15 casos em nove municípios com aves migratórias, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) que afirma que a doença está controlada.

As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados, que podem ser consultados pelo público.

 

 

Ilustração da capa:  Vicente Ramírez/Cátedra avícola latam

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.