No dia de hoje – 12 de janeiro

A médica, sanitarista e missionária Zilda Arns Neumann morre aos 75 anos, dia 12 de janeiro de 2010 soterrada depois de um terremoto em Porto Príncipe, Haiti. A missionária tinha acabado de fazer uma palestra para religiosos na Igreja Sacré Coeur e ficou conversando quando um terremoto destruiu o prédio paroquial e desabou matando Zilda Arns e outros religiosos.

Zilda Arns, irmã do cardeal Paulo Evaristo Arns, fundou a Pastoral da Criança na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1983, e foi responsável, pela difusão do soro caseiro pelos recantos do Brasil e outras medidas caseiras como forma de minimizar a mortalidade infantil no país. O trabalho incansável de Zilda Arns foi responsável por uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.

Zilda Arns teve seis filhos, casou-se jovem, aos 21 anos, e ficou viúva aos 44 anos. Só depois estudou Medicina, se especializando em Pediatria e Saúde Pública. O trabalho da médica junto à Pastoral da Criança foi levado por ela para dezenas de países fora do Brasil. Zilda Arns morreu fazendo o que mais gostava: levando informação sobre como ajudar a reduzir a desnutrição e salvar as crianças.

Na região do Médio Paraíba, Zilda Arns dá nome ao Hospital Regional que fica em Volta Redonda. No Senado, Zilda Arns deu nome a Comenda que homenageia pessoas que trabalham para proteger crianças e adolescentes.

 

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.