No Dia de Hoje – 17 de novembro

No dia 17 de novembro de 2019, foi conhecido no planeta o primeiro caso de Covid-19, atribuído a um homem de 55 anos que visitou um mercado em Wuhan, província de Hubei, na China. O causador da doença, o vírus SARS-CoV-2 foi identificado pela primeira vez por autoridades da cidade chinesa entre pacientes que tinham desenvolvido pneumonia sem causa identificável, sendo que dois terços do aglomerado inicial de casos estavam vinculados ao mercado.

Ainda que muitos dos primeiros casos estavam ligados a pessoas que haviam visitado o Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, é possível que a transmissão entre humanos tenha começado mais cedo. O consenso científico é que o vírus é muito provavelmente de origem zoonótica, de morcegos ou de outro mamífero intimamente relacionado. Apesar disso, o assunto gerou extensa especulação sobre origens alternativas. A controvérsia da origem aumentou as divisões geopolíticas, notadamente entre os Estados Unidos e a China.

Mercado de frutos do mar de Wuhan, onde tudo começou (Foto: Reprodução/Internet)

O surto inicial deu origem a uma pandemia global que até o dia 16 de novembro deste ano tinha resultado em mais de 635 milhões de casos confirmados e 6,6 milhões de mortes em todo o mundo. No início de janeiro de 2020, a principal fonte de infecção era já a transmissão entre seres humanos.

Na mesma época, cientistas chineses publicaram a sequência de ácidos nucleicos do SARS-CoV-2 para que os laboratórios de todo o mundo pudessem desenvolver testes PCR para detectar infecção pelo vírus. Em 18 de março de 2020, uma semana após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a doença como pandemia, foi publicado o primeiro teste sorológico para detecção de anticorpos no sangue. E no dia 21 de março, a FDA aprovou o primeiro teste no ponto de atendimento.

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam várias doenças respiratórias, desde doenças ligeiras como a constipação até doenças mais graves como a síndrome respiratória aguda grave (SARS). Entre outras epidemias causadas por coronavírus estão a epidemia de SARS em 2002-2003 e a epidemia de síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) em 2012.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.