No Dia de Hoje – 15 de agosto

No dia 15 de agosto é celebrado o Dia da Gestante no Brasil, data essa que serve não só como motivo para comemoração, mas também para a conscientização da importância dos cuidados de saúde para as mulheres grávidas. A gestação é uma etapa da vida em que os cuidados são voltados para o bebê, mas e a mulher? Ter o dia 15 de agosto como data comemorativa é também uma forma de lançarmos um olhar cuidadoso para a grávida.

A gestação é um momento único para a vida da mulher, que precisa ser cercada de cuidados médicos e também do afeto da família. A mulher grávida passa por diversas mudanças que precisam ser acompanhadas não só pelo especialista para que sejam saudáveis, mas também é fundamental ter uma rede de apoio nesse período, afinal, a mulher continua trabalhando e vivendo sua vida normalmente.

Por isso mesmo, ela continua tendo necessidades afetivas e sociais que precisam ser atendidas tal qual ocorria antes da gravidez. Ter todos os olhares voltados somente para o bebê não é saudável, tendo em vista que a mulher continua precisando de carinho, atenção e cuidado tal qual acontecia antes da gestação.

Lembrar desse aspecto importante é fundamental para que a gestação seja saudável também sob o ponto de vista emocional, afinal, é importante que a mulher se sinta amada e protegida como mulher e não somente como grávida.

A gestação é um período único na vida da mulher. Cheio de dúvidas e mudanças. Mesmo que esse não seja o primeiro filho, cada gestação é única e totalmente especial, por isso, precisa ser tratada como tal.

Portanto, cada gestação deve ser aproveitada em sua máxima intensidade. Curtindo o crescimento da barriga, seguindo as orientações médicas, preparando o enxoval com carinho e, mais importante ainda, se preparando para o nascimento do bebê.

Além de todos os aspectos de comemoração, o dia da gestante é também um dia de trabalho e conscientização sobre a importância do acompanhamento obstétrico durante toda a gestação.

Gestações de baixo risco podem ser acompanhadas também por enfermeiras obstétricas, que estão capacitadas para seguir o desenvolvimento da gravidez normal e identificar fatores de risco para encaminhamento ao Obstetra se necessário.

Avaliação odontológica, seguimento com nutricionista, atividade física supervisionada por profissional capacitado e apropriada para a fase da gestação e preparação para o parto e puerpério orientada por fisioterapeuta fazem parte do seguimento multidisciplinar que pode supervisionar a gestante, minimizando os riscos e melhorando os desfechos obstétricos.

Não obrigatória, mas recomendada, especialmente em casos de gravidez não planejada, seria o suporte psicológico por terapeuta ou psicólogo. Ajuda profissional pode ser muito útil para ajustar as expectativas.

A ginecologista e obstetra Juliana Ribeiro ainda recomenda que as gestantes devem evitar excessos, de uma forma geral, e dá algumas orientações, entre elas a alimentação balanceada e fracionada em várias porções ao longo do dia; a realização regular de atividade física; evitar bebidas alcoólicas – nenhuma quantidade de álcool é considerada segura durante a gestação; evitar tabagismo e uso de drogas ilícitas; manter um círculo de apoio emocional, seja ele formado por familiares ou outras gestantes; fazer o seguimento pré natal por profissional de saúde; evitar auto-medicação e usar filtro solar, entre outras.

Foto:Reprodução/Internet

Fonte: Página da Dra. Juliana Ribeiro

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.