Quem está pagando o pão com mortadela da direita?

O Partido dos Trabalhadores por muitos anos foi apontado como o partido que distribuía “pão com mortadela” para sua militância comparecer aos eventos. Na verdade, a expressão sempre foi uma forma preconceituosa de apontar uma militância formada por muitos excluídos, pobres, mas sempre com uma pauta democrática de direitos iguais como determina a Constituição. Muito diferente do que hoje assistimos em Brasília com um grupo de bolsonaristas que, como criminosos, invadem instituições constituídas que representam a organização da sociedade brasileira.

A omissão ou até conivência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e das forças de segurança do DF mostram que nada foi feito para impedir que esses manifestantes chegassem à Praça dos Três Poderes e se deslocassem para o Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal. Ainda que o governador do DF tenha demitido seu secretário bolsonarista de segurança, Anderson Torres, esse tipo de ação demonstra não apenas o desrespeito constitucional, mas a violência que esse grupo fascista se acostumou e para isso é preciso punir com rigor e cadeia para os facilitadores e omissos e para os valentões que quebraram o patrimônio público. Como disse o presidente Lula, uma investigação e rápida tem que apontar os financiadores do “pão com mortadela” da direita fascista deste país.

Essa gente raivosa se tornou tudo aquilo que sempre odiou: vagabundos, vândalos, manipulados, criminosos. Demonstram o quanto são manipulados por aqueles que, apesar de incentivadores, não se manifestarão a favor quando estes que hoje estão sendo presos forem condenados. O irresponsável e ex-presidente Bolsonaro deixou o exemplo e vai deixar o ônus também para esses fanáticos.

O caso é para Polícia Federal. Tem que ser classificado como terrorismo mesmo e aplicar multas. Lula assinou o decreto de intervenção federal no DF, ou seja, até o final do mês de janeiro, será o governo federal a cuidar da segurança de Brasília e agora, além de prevenir novos atos, essa intervenção deve identificar os criminosos que estão articulando este tipo de ação antidemocrática.

Não pode ficar barato para esse bando de imitadores dos terroristas trumpistas que invadiram o Capitólio. Essa vergonha dos bolsonaristas só deixará Bolsonaro ainda mais na latrina da história e o mundo ainda mais do lado do presidente Lula. Sim, Lula, aquele dos nove dedos; Lula, o metalúrgico; Lula que foi preso e solto porque todas as acusações foram anuladas; Lula que ganhou as eleições presidenciais pela terceira vez; Lula nosso presidente continuará mais forte e mais apoiado pelo mundo. E quem tentar de forma violenta, antidemocrática e criminosa repetir as cenas de hoje na ilusão de dar algum golpe, retomar poder ou sabe-se lá o que passa na cabeça desses insanos, tem que ser responsabilizado civil e criminalmente.

Ana Lúcia
editora do jornal BEIRA-RIO

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.