CSN recorrerá de notificação que pode fechar fábrica de Volta Redonda

A assessoria de imprensa da CSN divulgou neste sábado, dia 2, que nesta segunda-feira (dia 4) recorrerá da notificação dos órgãos estaduais de ambiente (Instituto Estadual do Meio Ambiente – Inea, Secretaria Estadual do Ambiente, e Comissão Estadual de Controle Ambiental – Ceca), que determina que a CSN encerre suas atividades na usina de Volta Redonda no prazo de 10 dias, a contar da data de notificação. De acordo com a nota, a empresa vê a notificação com estranheza, já que a companhia relatou que “está em franco processo de negociação com o Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)”.

A mesma nota ainda justifica que uma auditoria atestou que dos 15 itens do TAC, 12 deles foram cumpridos e dois deles são procedimentos de rotina (como limpeza da fábrica), feitos de forma permanente. E que o item ainda não cumprido “permanece em análise”. O motivo alegado pela CSN para recorrer da notificação é o fato de “as obrigações entendidas como não cumpridas pelo órgão ambiental estão judicializadas, com decisões liminares favoráveis à Companhia”.

A notificação foi entregue na última sexta-feira, dia 1º. De acordo com o documento, a empresa não teria cumprido com todas as exigências previstas no TAC, que foi assinado em abril do ano passado, depois que a empresa foi multada dois meses antes em R$ 13 milhões por não cumprir o previsto no acordo, e que estabelecia medidas para a redução de poluentes na cidade.

Foto: Reprodução/Portal Mix Vale

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.