Itatiaia lembra “Janeiro Roxo”

A Secretaria de Saúde do município de Itatiaia, RJ,  através dos Programas Especiais de Saúde, está reforçando a campanha “Janeiro Roxo”, voltada para a prevenção à hanseníase, doença infectocontagiosa, crônica que se caracteriza por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica e força muscular e pode gerar incapacidades permanentes se não for tratada.

A coordenação do programa alerta que quem perceber qualquer sintoma deve procurar uma unidade de saúde do município ou se preferir, o programa para consulta e avaliação sempre às segundas, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h e às terças-feiras, de 08 às 17h, no prédio ao lado da Policlínica Municipal. A Policlínica Municipal fica na Avenida dos Expedicionários, nº175 – Centro. 

Os principais sintomas da doença são: manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés; nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos; áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo; coceira ou irritação nos olhos; e, entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Dia 30 de janeiro é o dia nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e no último dia 3, completou um ano da lei federal 14.289 que torna obrigatória a preservação do sigilo sobre a condição de
pessoa que vive com infecção pelos vírus da imunodeficiência humana (HIV) e das hepatites crônicas (HBV e HCV) e de pessoa com hanseníase e com tuberculose. A hanseníase possui formas contagiosas e não contagiosas. A transmissão da doença acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria.

O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS. É importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular com as recomendações médicas até a cura, evitando o retorno da doença e assim, tentando reduzir o risco de sequelas.

 

 

 

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.