MPRJ recomenda e segundo prefeito interino começa a exonerar 85 servidores

Cumprindo uma recomendação feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), após tomar posse na última quinta-feira, dia 10, o novo prefeito interino de Itatiaia, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PSC), começou a exonerar 85 servidores da gestão de seu antecessor na prefeitura, Imberê Moreira (PRTB). A recomendação, expedida no dia seguinte da posse do novo interino, recomendou que de imediato (no prazo de 24 horas) fossem exonerados os 16 membros do secretariado de Imberê, incluindo os que foram afastados com o interino anterior.

Além deles, a Recomendação nº 003/2021 (onde pode ser conferida a lista de exonerados) também pediu a exoneração de mais 85 servidores no prazo de cinco dias, a contar da data de publicação do documento, que se finaliza ainda esta semana. O MPRJ ainda recomenda a Vaninho (na foto) que “reveja todos os contratos/prorrogações que tenham sido firmados pela gestão interina e eventualmente suspenda, a execução e os pagamentos daqueles que considerar suspeitos, no prazo máximo de 15 dias, informando ao Ministério Público o resultado dessa revisão”.

O MPRJ também citou na recomendação que Vaninho deverá comprovar o cumprimento da recomendação no prazo de sete dias, com toda a o encaminhamento de toda a documentação com as portarias de exoneração e demais atos administrativos, “sob pena da eventual adoção das medidas judiciais cabíveis, bem como de eventualmente incorrer em ato de improbidade administrativa”.

Dentre as justificativas para a emissão do documento está o fato de que “o afastamento do prefeito interino e de alguns secretários não é suficiente para desbaratar o esquema, sendo necessária a exoneração de todos os nomeados que de alguma forma tenham contribuído ou possam contribuir com a continuidade dos atos de improbidade administrativa”.

SERVIDORES PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO
O prefeito interino anunciou nesta segunda-feira, dia 14, alguns de seus primeiros nomes para o secretariado. Para a pasta da Educação foi anunciado que a mesma será ocupada pela pedagoga Diene Motta, e para a de Planejamento o economista Sander Anderson, ambos funcionários concursados da Prefeitura. Vaninho cita que a composição leva em consideração não só critérios técnicos, como também a valorização dos servidores de carreira do município.

Diene Motta é uma das funcionárias concursadas mais antigas do município. Ingressou na Prefeitura há 32 anos, e é pós-graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia. Já atuou como professora, orientadora pedagógica, Educacional, supervisora de Ensino, coordenadora pedagógica de Educação Infantil e serviço de orientação educacional na rede municipal de ensino. Nos anos de 2005 a 2008 e 2016 a 2021 atuou como Diretora do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Educação .

Já Sander Anderson, também servidor do quadro permanente no Município é concursado no cargo de Fiscal de Obras e Serviços desde 2002 e foi chefe do departamento de Fiscalização e Posturas de Itatiaia, entre os anos de 2015 e 2016. Também atuou junto ao Instituto dos Servidores Públicos de Itatiaia (Iprevi) como Tesoureiro, em 2005 e Diretor Administrativo Financeiro, em 2005 e 2006. Sander, como é conhecido, além de economista também cursou Ciências Jurídicas.

Fotos: Arquivo e Divulgação/CMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.