Combate ao feminicídio e prazos definidos: promessas de Castro para novo mandato

Castro (à esquerda) dará prioridade às mulheres em seu novo mandato

Tomou posse na manhã deste domingo, dia 1º, para mais um mandato, o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro (PL). A cerimônia aconteceu no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Também foi empossado o vice-governador Thiago Pampolha (União Brasil).

Durante a cerimônia, o governador colocou entre suas prioridades para o início do atual mandato o combate ao feminicídio no Estado, com a criação da Secretaria Especial de Mulheres (SEEM), que será comandada por Heloísa Aguiar, atual presidente da ONG RioSolidário. Ela assume o cargo em cerimônia na segunda-feira, dia 2.

No evento, Castro classificou de “bárbaro” o crime de feminicídio, que atinge “mulheres e destrói famílias”. “Nossa atenção para essa realidade motiva a criação da Secretaria da Mulher, que vai atuar de forma transversal com outras pastas e órgãos do estado. As mulheres precisam e merecem ser cuidadas, protegidas, respeitadas e ter a garantia de direitos e oportunidades iguais na sociedade”, citou.

Castro antecipou que entrará em 2023 com prazos definidos, comitês de fiscalização e uma agência reguladora fortalecida. “Além de cuidar do presente, estamos oferecendo ao povo do Rio de Janeiro uma projeção de futuro, de sonhar com um estado melhor, comprometido com a questão ambiental. Resolver passivos de outras gestões não é mérito, é obrigação de um governo guiado pelo compromisso de estado, que respeita o dinheiro público, os acordos firmados, a estabilidade e a previsibilidade”, concluiu.

Cláudio Castro assumiu seu primeiro mandato como governador em agosto de 2020, após o impeachment do ex-governador Wilson Witzel. Nas eleições deste ano, obteve mais de 4,6 milhões de votos válidos (58,27%). Ele pontuou em sua fala os esforços para o equilíbrio das contas do estado.

– Assumi o governo com o Regime de Recuperação Fiscal para vencer e sem R$ 6,2 bilhões para fechar o ano. Os salários estavam na iminência de atrasar. Ainda assim, sobrevivemos à pior crise da história, quando o déficit nas contas públicas chegaria a R$ 23 bilhões. Com união e diálogo, deixamos a espiral descendente para entrar em um círculo virtuoso. Em 2021, com menos de um ano de trabalho, o Produto Interno Bruto cresceu 4% e a execução orçamentária não apresentou déficit – afirmou o governador.

No período da tarde, Castro embarcou para Brasília, onde acompanhou a posse do presidente Lula (PT), e informou que pretende trabalhar junto com o governo do mandatário recém-empossado.

Fotos: Thiago Lontra/Divulgação Alerj

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.