Parque Estadual da Pedra Selada vira ponto de observação de pássaros neste fim de semana

Programa “Vem Passarinhar” é realizado anualmente em parques estaduais, entre eles o Cunhambebe, em Mangaratiba, na Costa Verde (Foto: Leal Fotografia/Reprodução)

Nos dias 2, 3 e 4, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove o Programa “Vem Passarinhar-RJ”, no Parque Estadual da Pedra Selada (Peps), em Visconde de Mauá. Os interessados em participar ainda tem esta quinta-feira, dia 1º, para se inscrever nos três dias ou em um ou dois dias do evento.

O Programa estimula a observação de aves nas unidades de conservação do estado, atividade acompanhada de caminhadas, contemplação da natureza e a possibilidade de belos registros fotográficos. O programa tem como objetivo contribuir para a gestão destas áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental que proporciona a seus participantes.

Desde sua criação, em 2015, já foram avistadas 498 espécies de aves das 611 espécies da avifauna registradas no Estado do Rio de Janeiro. Das espécies registradas, 60 estão em alguma categoria ou status de ameaça. O Programa foi interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia, e agora em 2022 está de volta.

Confira abaixo a programação prevista para o Parque Estadual da Pedra Selada (e também para o Camping Clube do Brasil Serrinha):

Dia 2 – Sexta-feira
18h – Abertura com Palestra do Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa) “Ações Pró-Aves: gerando impactos positivos para a conservação das aves silvestres”

Dia 3 – Sábado
5h30 – Encontro dos observadores na sede do Peps
6h – Observação na Fazenda do Mel
9h30 – Café da manhã na Fazenda do Mel
10h a 15h – Intervalo
15h a 16h – Café com palestra na Sala de Exposição do Peps
16h a 19h – Passarinhada/Corujada no Bosque do Visconde

Dia 4 – Domingo
6h – Encontro dos observadores no Camping Clube do Brasil Serrinha
6h30 a 12h – Observação na Serrinha do Alambari
12h – Encerramento do evento

O ponto de encontro dos observadores será a sede do Parque, que fica na Av. Presidente Wenceslau Braz, 200, Vila de Visconde de Mauá, em Resende. As inscrições podem ser feitas através de um formulário que pode ser acessado aqui.

É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação. O evento segue os protocolos de segurança da covid-19.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.