Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa termina no próximo dia 30

Termina na próxima quarta-feira, dia 30, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Segundo o Núcleo de Defesa Agropecuária de Resende (NDA Resende), devido a questões de abastecimento das vacinas por parte dos laboratórios fabricantes na campanha do mês de maio, excepcionalmente neste mês todo o rebanho de bovinos e bubalinos deverá ser vacinado.

O órgão ainda destaca que desde o ano de 2019, a dosagem da vacina passou por mudança, agora são de 2 ml por dose/animal, e que é terminantemente proibido o uso de vacina antiga. Outro fator a ser observado é que em função de mudanças no sistema operacional SIAPEC3 os produtores devem adquirir as doses preferencialmente em revendas dentro do estado do Rio de Janeiro. E ao comprar em revendas de outros estados se certificar previamente se a mesma está cadastra no sistema SIAPEC3.

Após a realização da imunização dos animais, o produtor deverá entregar as declarações e notas fiscais no NDA Resende ou preferencialmente pelos canais digitais e-mail e WhatsApp business, a fim de evitar aglomerações no escritório do NDA. As declarações preenchidas juntamente com a Nota Fiscal da vacina poderão ser enviadas para o e-mail ndaresende.agriculturarj@gmail.com ou ainda pelo WhatsApp comercial (24) 3381-0776, dentro do mês da campanha de vacinação. O atendimento no escritório nesse período prioriza casos especiais e com hora marcada.

O núcleo relembra que a Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa e que pode causar enormes prejuízos econômicos para o produtor e para o Brasil. E que os produtores que não realizarem a vacinação, além de sofrerem as penalidades previstas em lei, poderão ter suas propriedades interditadas, ficando proibidos de comercializar e transitar com seus animais, bem como o leite e seus produtos derivados.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.