“Mantiqueira Território Puri” exalta a região através de mulheres indígenas

Mulheres originárias serão protagonistas de evento voltado aos costumes dos povos originários na Mantiqueira (Foto: Namara Guajajara/Reprodução Redes Sociais)

Nos dias 26 e 27, acontece o I encontro de Mulheres Originárias/Indígenas do Instituto Pachamama (Mantiqueira Território Puri), que terá a participação de mulheres das etnias Puri, Guajajara, Guarani, Tupinambá e Xavante.

– Esse evento é para reconhecimento de outros povos, e honrar a Mantiqueira como território indígena. A Mantiqueira é território indígena, e não o território da colonização. Ela é um território antes de qualquer outro, originário da mãe terra. É um espaço que precisa ser reconhecido dessa forma – destaca a organizadora do evento, Aline Rochedo Pachamama.

No dia 26 (sábado), está prevista a realização do Circulo Ancestral de Mulheres Indígenas: Cantoria e Medicina, voltado apenas para mulheres originárias convidadas. Já no dia seguinte (domingo, dia 27), acontece o encontro “A Mulher Indígena Protagonista e Mantenedora de Vida, História e Culturas”, que é aberto ao público.

O encontro será realizado na Prainha do Rio Preto, em Visconde de Mauá. A programação contará com a saudação ao rio, a partir das 9 horas; e as oralidades ancestrais do Instituto Pachamama, a partir das 10 horas.

A organização do evento pede para que os participantes levem alimentos naturais como frutas, chás, água, amendoim, mandioca e batata doce, além de comida preparada em casa, além de prato, talher e copo, canga (para sentar no chão) e mudinhas de plantas para troca. Mas pede que alimentos como coca-cola, enlatados, industrializados e/ou plásticos não sejam incluídos na lista.

Os interessados em participar poderão acessar o perfil de Aline Pachamama nas redes sociais.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.