Missa abre a 3ª Feira Sertaneja do ano

A missa Sertaneja, em comemoração ao Dia de Pentecostes, foi celebrada às 9h do dia 19, com a participação de cerca de 100 pessoas, abrindo a tradicional Feira Sertaneja de Resende, em sua terceira edição neste ano.

Depois da missa, o público pode conferir as barracas em exposição com produtos artesanais, como bijuterias  e produtos trabalhados em madeira e tecido. A parte gastronômica não deixa a desejar: ficam expostos produtos da roça, como queijo, mel, cachaça, compotas e hortaliças frescas, além da praça de alimentação com lanches e comida mineira.

A artesã Ana Maria Figueredo (foto em destaque), de 63 anos, contou à reportagem do BEIRA-RIO que trabalha com artesanato há quase metade da vida:

— Sempre gostei de artesanato, trabalho com isso há 30 anos, e sempre participei de feiras. Já expus no Espaço Z, e no fim do mês estarei em Itatiaia. Aqui na Feira Sertaneja, estou há 3 anos, finalizou, contabilizando seus cursos “fiz curso de artesanato e oficina de sabão no Cras (Centros de Referência de Assistência Social), além de um curso de reciclagem”.

Representante da parte culinária da feira, Helena Glória, de 81 anos, tinha em sua barraca torta de limão e doce de figo, e assegurou a qualidade dos quitutes “figo é muito difícil de achar, eu compro e conservo em casa, por isso tem um gosto diferente dos comprados em mercado”, frisou, dizendo que está na Feira Sertaneja desde sua criação em 2010.

Outro destaque da sessão de artesanato foi a artesã Juciara Lima (foto à direita), de 49 anos. Lima contou que o artesanato é mais que um simples passa-tempo:

— Tudo começou quando eu tive depressão. Passava muito tempo sozinha e resolvi ter um hobby para ocupar este tempo. Fiz curso de flores em EVA e de bonecos. Percebi que além de um hobby, que poderia ganhar dinheiro com isso, e desde então faço trabalhos por encomendas e participo de exposições em feiras, relatou acrescentando que ainda é nova na questão de exposição, e que está há seis meses expondo seu trabalho nesse tipo de evento. “é mais para divulgação mesmo, porque vender em feiras, só próximo à datas comemorativas. Tem dias que monto a barraca e não vendo nada”, contou.

Para animar o público, grupos de violeiros e de dança começam a tocar logo após o fim da missa; Às 15h, tem apresentação da banda Raiz do Forró, seguida do cantor Índio Sertanejo, às 17h. As exposições terminam às 19h.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.