No Dia de Hoje – 10 de novembro

Capital paulista foi uma das cidades afetadas pelo apagão (Foto: Júlio Boaro/Divulgação)

Na noite de 10 de novembro de 2009, condições meteorológicas adversas causaram a falha de três linhas de transmissão provenientes da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A queda brusca na demanda de energia ocasionou o desligamento automático das 20 turbinas da usina deixando quase 90 milhões de pessoas sem energia elétrica.

Quatro Estados do Brasil ficaram completamente sem fornecimento elétrico com outros 14 sendo parcialmente afetados. O Paraguai teve 90% de seu território afetado pela falha. O ministro de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, afirmou que o incidente, que afetou 18 estados brasileiros, aconteceu por causa de raios, ventos e chuvas que ocorreram na cidade de Itaberá/SP, que teria provocado um curto circuito nas linhas de transmissão.

O início do apagão se deu às 22h13 em uma subestação de Furnas localizada em Itaberá. A causa foi uma falha tripla nos circuitos de 765KV em corrente alternada responsáveis pela transmissão da energia de Itaipu ocasionada, segundo o governo, pela queda de raios. O apagão afetou cidades de 18 estados. O Paraguai ficou sem energia por cerca de 30 minutos, a partir das 21h13 (hora de Assunção).

A maioria das cidades teve a energia restabelecida entre 1h e 2h da madrugada de 11 de novembro, cerca de 3 a 4 horas após o apagão, embora tenha ocorrido variação desde apenas uma piscada na luz (em algumas cidades do Paraná e do norte e leste de Minas Gerais) até mais de 7 horas de escuridão (em algumas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro).

O apagão trouxe problemas para os estados afetados. As agências bancárias tiveram problemas nos caixas eletrônicos, assim como a Caixa Econômica Federal que ficou sem prestar atendimento durante o dia 11 de novembro devido problema tecnológico. As lotéricas só funcionaram para saque. Municípios dos estados do Rio, São Paulo e Espírito Santo ficaram com o abastecimento de água comprometido, e até as emissoras de TV sofreram queda de audiência em seus programas.

Em 12 de novembro, os ministros Edson Lobão e Dilma Rousseff (antes de ser eleita presidente) declararam à imprensa que o caso do apagão “está encerrado”, não havendo riscos de novo racionamento de energia como os exigidos durante o Apagão de 2001 e 2002. No dia 13 de novembro, o presidente Lula declarou que “é preciso ter um processo de investigação”.

Em 16 de Novembro, foi divulgado pelo Ministério que um curto-circuito foi a causa do desligamento de três linhas de transmissão e por consequência a usina de Itaipu foi desativada seguida de outras usinas por razões de segurança.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.