Barra Mansa volta a oferecer vasectomia pelo SUS

Fotos: Gabriel Borges

Barra Mansa está novamente oferecendo a cirurgia de vasectomia para seus moradores. O procedimento, que parou de ser realizado em agosto do ano passado, retorna gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Mulher.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Julita Cunha Silva, as cirurgias foram retomadas no dia 10 de maio e atenderam cinco homens.No dia 17, mais oito pacientes foram operados. A expectativa é que a partir de agora sejam realizadas 20 cirurgias por semana.

“Temos uma fila de espera de aproximadamente 300 homens. Esperamos colocar esses atendimentos em dia dentro de cinco meses”, garantiu Julita.

Os interessados em fazer a vasectomia devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência e assistir uma palestra sobre planejamento familiar. Depois disso, o paciente é encaminhado ao Hospital da Mulher, aonde deve apresentar documentação pessoal e, a partir daí, aguardar a convocação para a cirurgia.

“É um procedimento simples, feito com anestesia local, e a incisão é pequena. Demora cerca de 20 minutos. No mesmo dia o paciente tem alta e vai para casa. Dois dias depois já pode trabalhar,” explicou Leonardo Chiesse (foto), médico responsável pelas cirurgias.

“Há três anos resolvi fazer a cirurgia, mas não tinha recursos para arcar e estava esperando a rede pública voltar a oferecer o procedimento. Estava na fila há dois anos, já tinha até desistido, mas quando me ligaram fiquei muito satisfeito. Acho importante a prefeitura oferecer essa cirurgia, pois contribuiu para o controle populacional,” contou Alexandre Alves Martins, porteiro, de 37 anos e pai de cinco filhos, que foi operado nesta sexta-feira.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.