Deputado Noel concede dupla homenagem a ONG e seu fundador na Alerj

Costa discursou durante solenidade com duras críticas ao governo Bolsonaro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesta segunda-feira, dia 24, o presidente da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, recebeu do deputado Noel de Carvalho (Solidariedade) o Diploma Juíza Patrícia Acioli de Justiça e Cidadania, destinada a personalidades e entidades que tenham prestado relevantes serviços ao cumprimento da justiça, dos direitos e em prol da cidadania, concedido à entidade fundada por Costa.

Na sessão, também foi entregue a Medalha Tiradentes – maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense – ao presidente da ONG. A homenagem também foi proposta pelo deputado. “O Antônio é um cidadão muito especial, que joga toda a sua vida, força e emoção para defender os direitos humanos. Não adianta ter sensibilidade e capacidade de entender a dor do outro, se não tem coragem para enfrentar as ameaças e defender os direitos da população”, comentou.

Na abertura do evento, o homenageado agradeceu à honraria recebida, relembrando a participação de Noel no processo de redemocratização do Brasil.

– Deputado, essa honra que está me concedendo só poderia vir de um parlamentar como o senhor, porque faz parte da história do nosso país, lutou contra a ditadura militar e foi protagonista da política pública, implementada na minha geração e que poderia ter mudado os destinos desse país se tivesse deixado de ser uma política de governo pra se transformar em política do estado. Eu estou falando do Ciep – agradeceu o presidente.

Durante a cerimônia de entrega, Antônio, que também é teólogo, jornalista e escritor, além de agradecer aos voluntários da ONG, denunciou os absurdos do governo de Jair Bolsonaro (PL), defendendo a necessidade do comparecimento às urnas no próximo dia 30 em defesa da democracia.

Rio de Paz e seu fundador (à esquerda, de medalha) receberam homenagem de Noel de Carvalho (de terno, à direita) (Foto: Rafael Wallace/Divulgação Alerj)

– Receber essa medalha na semana que antecede a eleição à presidência da República é interpretado por mim, diante da oportunidade de na casa do povo, em um ato solene, de sair em defesa dos princípios morais inegociáveis, a fim de socorrer o necessitado nas avenidas, praças e palácios para protestar contra a injustiça e a violação de direito, estão em jogo nessa eleição. O fato de grande parte da população brasileira ainda prestar apoio incondicional e apaixonante ao atual presidente expõe a cultura e a alma do brasileiro forjadas no curso de 350 anos de escravidão e de sujeição a regimes antidemocráticos que justificam o governo sem o consentimento do governado – completa.

Antônio Carlos Costa é fundador da ONG Rio de Paz, e ex-pastor titular da Igreja Presbiteriana da Barra, cargo que ocupou na instituição por muitos anos até o final do ano passado. O discurso completo pode ser conferido clicando aqui. A ONG Rio de Paz foi criada em 2007, após uma onda de atentados orquestrados na Região Metropolitana do Rio, que deixou 19 pessoas mortas em 28 de dezembro de 2006. A organização realizou sua primeira manifestação em março de 2007, na praia de Copacabana, com 700 cruzes pretas fincadas em frente ao Copacabana Palace.

Essa é a primeira entrega do diploma, que foi criado em maio deste ano através do PL 642/21, de autoria do deputado Noel de Carvalho.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.