Programa Família Acolhedora está de endereço novo em Resende

Programa virou referência para outras cidades como Arraial do Cabo, cujas representantes visitaram a sede (Fotos: Raimundo Brasil e Carina Rocha/Divulgação PMR)

Considerado referência no Brasil, o programa Família Acolhedora de Resende, está de endereço novo. O órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) ganhou nova sede e funciona na Avenida Riachuelo, nº 236, no bairro Liberdade, com um espaço mais confortável e adequado para receber as famílias. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

O Programa Família Acolhedora de Resende tem como objetivo o acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. Neste contexto, a família ou pessoa cadastrada e habilitada pelo programa protege o acolhido, proporcionando um crescimento sadio, com afeto e respeito às suas necessidades. O prazo de acolhimento familiar é de até um ano e meio, conforme o artigo 9º da lei municipal, baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com nove anos de existência, o programa é considerado uma referência nacional pela experiência, aprimoramentos ao longo do tempo e êxito em cumprir um papel social pautado no altruísmo, na generosidade e no amor ao próximo.

Nos últimos meses, foi visitado por outras seis cidades, que vieram buscar referências para aprimoramento ou até para a criação de um programa semelhante. Como foi o caso da última visitante, Angra dos Reis, no mês passado. Além dela, Caraguatatuba, Barra do Pirai, Itaguaí, Arraial do Cabo e Salete, mas este de forma remota.

– Contamos com uma equipe permanente, capacitada e muito comprometida. É válido também ressaltar a importância da nossa proximidade com o juízo, Ministério Público e Conselho Tutelar. Todos eles reconhecem o sucesso do programa e estão nessa parceria visando o melhor para as crianças e adolescentes que precisam desse suporte. O Família Acolhedora une histórias, cria vínculos, fortalece o que há de bom nas pessoas e dissemina o amor pelo próprio, sempre com muito respeito, sensibilidade e responsabilidade com a história das pessoas. Esses são os principais ingredientes de um programa de sucesso – ressaltou a coordenadora, Patrícia Fernanda Neves.

Além da recepção presencial, o serviço também conta com número de celular, que pode atender e tirar dúvidas da população. O número é o (24) 99232-9664.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.