Ventos de 50 km/h derrubam cerca e balançam árvore em Resende

tapume2Uma frente fria chegou a Resende neste domingo, dia 21, trazendo chuva e ventos de até 50 km/h, surpreendendo os moradores da Praça Oliveira Botelho, no Centro, e da Rua Vila Adelaide, no bairro Jardim Brasília. Além de provocar chuva em alguns pontos de Resende, os ventos derrubaram parte da cerca improvisada com telha de alumínio que cerca um terreno ao lado do ponto de ônibus em frente à praça da Igreja Matriz (foto). O jornal BEIRA-RIO esteve no local e registrou em fotos nesta segunda-feira, dia 22, o pedaço da cerca ainda caído no chão.

Ainda assim, a queda da cerca não foi registrada pela Defesa Civil, que no entanto, recebeu um chamado de outra ocorrência: os ventos chegaram a balançar uma árvore da espécie Imbaúba no bairro Jardim Brasília, na Rua Vila Adelaide.

vilaadelaide2– Recebemos o chamado de uma pessoa que passava pela rua, ficou com medo, e preocupada da árvore cair, ligou pra gente. A equipe do Meio Ambiente (Agência do Meio Ambiente de Resende – Amar) foi ao local, avaliou e constatou que a árvore não havia sofrido qualquer dano e não corre o risco de cair – explica o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira Alves.

De acordo com Atanagildo, com a avaliação, não houve necessidade de retirar a Imbaúba (na foto, à direita). Os funcionários apenas retornaram ao local nesta segunda-feira na parte da manhã, e fizeram a poda necessária dos galhos. O diretor ainda relembra que não houve nenhum registro de acidentes ocasionados pelo mau tempo neste domingo em Resende.

A Prefeitura de Resende, em nota, completou a informação do diretor da Defesa Civil informando que não houve outros incidentes devido ao trabalho realizado pela Amar, que efetua constantemente a poda de árvores pelas ruas da cidade e a limpeza das mesmas, retirando ervas daninhas que enfraquecem os troncos. Além da poda para eliminar riscos de quedas, a ação também evita o contato de galhos com a rede elétrica. O trabalho preventivo de poda é feito tanto na área urbana quanto rural da cidade.

A previsão da Defesa Civil é de que não haverá mais ventania para os próximos dias, pois a frente fria que trouxe os ventos que atingiram Resende a frente fria perca força e o tempo melhore gradualmente, mas o frio continua até o meio da semana.

Foto da Vila Adelaide: Reprodução Google Maps

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.