

No dia 18 de setembro de 1905, nascia a atriz sueca naturalizada estadunidense Greta Garbo. Nascida em Estocolmo com o nome de batismo de Greta Lovisa Gustafsson, sua atividade no cinema se deu entre os anos 1920 e 1930. Por três vezes, foi indicada ao Oscar da Academia na categoria de Melhor Atriz e recebeu um prêmio honorário da Academia em 1954 por suas atuações e contribuições para o cinema. Em 1999, ela foi eleita para uma das 100 maiores estrelas do cinema norte-americano pelo American Film Institute.
Garbo começou sua carreira em um papel secundário no filme sueco de 1924 The Saga of Gösta Berling. Sua atuação chamou a atenção do diretor executivo da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Louis B. Mayer, que a trouxe para Hollywood em 1925. Logo os holofotes estavam sobre ela depois de seu primeiro papel em um filme mudo, em Torrent (1926). O filme Flesh and the Devil (1927), seu terceiro filme, a tornou uma estrela de renome internacional.
Seu primeiro filme falado foi Anna Christie, em 1930, cuja propaganda feita pela MGM trazia o slogan “Garbo fala!”. No mesmo ano, ela estrelou em Romance. Por suas atuações nestes filmes, Greta Garbo foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz, quando a regra de indicação permitia que um artista recebesse uma indicação para mais de um filme.[5] Em 1932, famosa o bastante, ela pode fazer exigências em seu contrato e assim se tornou bastante seletiva na escolha de papéis. Em 1931, ela atuou em Mata Hari, em 1932 em Grande Hotel e em 1933, em Queen Christina.
Para muitos críticos e especialista em cinema, sua melhor atuação foi em Camille, em 1936, na adaptação do livro de Alexandre Dumas Filho, A Dama das Camélias. Por este papel, ela foi indicada pela segunda vez ao Oscar da Academia para Melhor Atriz. Após este filme, porém, sua carreira entrou em declínio, pois foi uma das atrizes a cair na lista chamada de Box Office Poison, que tecia críticas ácidas a artistas com salários muito altos, mas que não trariam retorno significativo para o estúdio.
Em 1939, sua carreira ganhou um novo fôlego com a comédia Ninotchka, papel pelo qual ela recebeu sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Logo em seguida, com o fracasso do filme Two-Faced Woman, de 1941, Garbo se aposentou das telas, aos 35 anos, após atuar em cerca de 28 filmes.
Houve oportunidades para retornar às telas, mas Garbo recusou todas. Mesmo sendo uma grande estrela nas telas, ela levava uma vida bastante privada e particular. Greta Garbo se tornou colecionadora de arte, com peças que incluíam Pierre-Auguste Renoir, Pierre Bonnard e Kees van Dongen, valendo milhões de dólares na época em que ela morreu.
Sem atuar, Garbo começou a levar uma vida privada, simples e sozinha. Ela não fez nenhuma aparição pública e evitava qualquer tipo de publicidade o quanto podia. Ainda que gostasse de ficar sozinha, Greta tinha muitos amigos e conhecidos, com quem socializava e às vezes viajava. Em 1971, ela chegou a dizer para um amigo próximo que sofria de depressão profunda. Alguns biógrafos dizem que ela poderia ser bipolar, pois em mais de uma ocasião ela afirmou estar muito feliz em um momento para no próximo estar completamente triste.
Apesar de ter ficado ainda mais reclusa em seus últimos anos, ela acabou se tornando muito próxima de sua cozinheira e governanta, Claire Koger, que trabalhou para a atriz por 31 anos. Era comum ver Greta fazendo caminhadas por Nova Iorque, em geral sozinha, com grandes óculos escuros, atraindo a curiosidade de admiradores e fotógrafos.
Greta Garbo passou por um tratamento bem sucedido contra um câncer de mama, em 1984. Em seus últimos anos, apenas poucos amigos sabiam que ela vinha fazendo diálise três vezes na semana no Instituto Rogosin, em Nova Iorque. Greta Garbo morreu em 15 de abril de 1990, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia e falência renal, no Hospital New York.
Greta foi cremada em Manhattan e suas cinzas foram enterradas em 1999 no Skogskyrkogården (Cemitério do Bosque), em Estocolmo. Em sua vida, a atriz fez investimentos em arte e ações, deixando uma herança avaliada em quase 62 milhões de dólares em valores atualizados para sua sobrinha, Gray Reisfield.
Fonte: Wikipédia


