No Dia de Hoje – 11 de outubro

Mato Grosso do Sul abriga o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, criado pra proteger e preservar parte do bioma do Pantanal (Foto: Filipe Frazão)

No dia 11 de outubro de 1977, era criado o estado de Mato Grosso do Sul. A ideia de desmembrar o antigo sul de Mato Grosso tem dois motivos importantes endossados pelo governo federal: a grande extensão do estado de Mato Grosso não permitia que ele fosse eficazmente administrado e os diferentes ambientes naturais distintos entre ambas as áreas, sendo que a vegetação de Mato Grosso do Sul é de campos, e cujas atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, e Mato Grosso, entrando na Amazônia, uma região com uma quantidade pequena de população e de exploração, e com grande cobertura de árvores nativas da Floresta Amazônica.

De acordo com governo federal, a proposta era a promoção de desenvolver a região perante “projetos de impacto”, que não se formaram, e, depois o primeiro plano foi reassumido pelas questões políticas. Na ocasião, o então presidente Ernesto Geisel comunicou que o governo federal decidiu sobre o assunto durante uma reunião com o governador José Garcia Neto no dia 4 de maio de 1977.

De acordo com o primeiro projeto de lei, o novo estado seria chamado de Campo Grande. Quando o Congresso Nacional aprovou a lei e o presidente do Brasil sancionou, em 11 de outubro do mesmo ano, o nome do estado foi mudado para Mato Grosso do Sul. Foi decidido que a capital do novo estado seria Campo Grande.

A afirmação dada pela lei que constituiu Mato Grosso do Sul nos quatro primeiros anos em que passou a existir, desde 1º de janeiro de 1979, foi a de que o presidente do Brasil nomeou um interventor que governaria o novo estado. Naquela data o presidente Ernesto Geisel investiu no cargo, em Brasília, o profissional da engenharia Harry Amorim Costa.

Durante aquela ocasião, foi acentuado pelo presidente Ernesto Geisel que o fato de ser criado Mato Grosso do Sul teve como significado “o reconhecimento de uma realidade econômica e social” e foi destacado no novo estado — então a 23ª unidade da federação brasileira — a “extraordinária vocação para o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial”, devido acima de tudo dos solos férteis da região de Dourados e do grande potencial que o cerrado tem da agricultura.

O estado é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no sul da Região Centro-Oeste, tendo limites com cinco estados brasileiros: Mato Grosso (norte), Goiás e Minas Gerais (nordeste), São Paulo (leste) e Paraná (sudeste); e dois países sul-americanos: Paraguai (sul e sudoeste) e Bolívia (oeste). É dividido em 79 municípios e ocupa uma área é de 357 145,532 km², com tamanho comparável à Alemanha. A população é de aproximadamente 2.839.188 habitantes.

A extremidade ocidental do estado é coberta pelo Pantanal, famoso nos últimos meses com a exibição do remake da novela “Pantanal”; o noroeste cobre as planícies; e o leste cobre os planaltos com as serras escarpadas da Bodoquena. Tem, como bebida típica, o tereré, que é o seu patrimônio imaterial, sendo Mato Grosso do Sul também o estado-símbolo dessa bebida e maior produtor de erva-mate da Região Centro-Oeste do Brasil.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.