
No dia 30 de janeiro de 1948, o advogado nacionalista Mahatma Gandhi, um dos nomes mais importantes na luta pela independência da Índia, foi assassinado dentro do complexo da Casa Birla (agora Gandhi Smriti), uma grande mansão em Nova Deli. Algum momento depois das 17 horas, de acordo com as testemunhas, Gandhi havia alcançado o topo dos degraus que levavam ao gramado elevado atrás da Casa Birla, onde conduzia reuniões de oração de várias religiões todas as noites.
Quando ele começou a caminhar em direção ao estrado, o assassino saiu do meio da multidão que bloqueava o caminho de Gandhi e disparou três balas contra o peito e o abdome deste a queima-roupa. Gandhi caiu no chão. Ele foi levado de volta para seu quarto na Casa Birla, da qual um representante surgiu algum tempo depois para anunciar sua morte.
Segundo a polícia local, o assassino se chamava Nathuram Godse, defensor do nacionalismo hindu, membro do partido político Hindu Mahasabha e ex-membro da organização de voluntários paramilitares nacionalistas hindus Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS). Godse considerava que Gandhi havia sido muito complacente com os muçulmanos durante a partição da Índia do ano anterior.
Godse foi capturado por membros da multidão e entregue à polícia. O julgamento pelo assassinato de Gandhi foi aberto em maio de 1948, no histórico Forte Vermelho de Deli, com ele, o principal acusado, e seu colaborador, Narayan Apte, e seis outros, como réus.
O julgamento foi apressado, sendo essa atitude tomada pelas autoridades às vezes atribuída ao desejo do ministro do interior Sardar Vallabhbhai Patel “de evitar o escrutínio pelo fracasso em impedir o assassinato”. Godse e Apte foram condenados à morte em 8 de novembro de 1949, sendo enforcados na prisão de Ambala em 15 de novembro do mesmo ano.
Nascido em 2 de outubro de 1869 e registrado como Mohandas Karamchand Gandhi, Mahatma (que no sânscrito significa “de grande alma” ou “venerável”) foi um nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana, que empregou resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para a independência da Índia do Reino Unido, e por sua vez, inspirar movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.
O apelido pelo qual ficou conhecido foi dado a ele pela primeira vez em 1914 na África do Sul, durante o tempo em que ficou expatriado no país e lutou pela população indiana local, e é usado em todo o mundo.
Fonte: Wikipédia