No Dia de Hoje – 3 de outubro

Em comemoração da Unidade Alemã, à meia-noite de 3 de outubro de 1990 a bandeira da unidade foi içada em um grande mastro em frente ao Reichtag, em Berlim (Foto: Divulgação/Bundesarchiv, Bild)

No dia 3 de outubro é celebrado o Dia da Unidade Alemã, feriado nacional da Alemanha que comemora a reunificação do país desde o ano de 1990, com a queda do regime socialista na Europa.

Uma escolha alternativa era o dia da queda do Muro de Berlim – 9 de novembro de 1989 – que coincide com o aniversário da proclamação da República Alemã em 1918 e com a fracassada primeira tentativa de Golpe de Estado de Adolf Hitler (o Putsch da Cervejaria) em 1923.

No entanto, essa data também coincide com o aniversário do primeiro pogrom nazista contra os Judeus (a Noite dos Cristais) em 1938, pelo que a data foi considerada inapropriada como um feriado nacional. Assim, o dia da reunificação formal – 3 de outubro de 1990 – foi o escolhido.

Antes da reunificação, na Alemanha Ocidental o “Dia da Unidade” era celebrado a 17 de junho, em memória da falhada Revolta de 1953 na Alemanha Oriental contra o regime estalinista. A revolta foi esmagada com a ajuda soviética e estima-se que o número de mortes tenha ultrapassado as 100 pessoas. Por outro lado, o feriado nacional da Alemanha Oriental – o “Dia da República” era celebrado a 7 de outubro, em comemoração da fundação do país em 1949.

O motivo para definir a data de 3 de outubro como o possível Dia da Unidade foi decidido pelo Volkskammer (Congresso da antiga Alemanha Oriental) sobre o colapso econômico e político iminente do país. No entanto, em 3 de novembro de 2004, o Chanceler Federal, Gerhard Schröder, sugeriu que o “Dia da Unidade Alemã” fosse celebrado em um domingo, por razões econômicas. Em vez de 3 de outubro, a Reunificação Nacional deve ser celebrada no primeiro domingo de outubro.

Esta sugestão recebeu muitas críticas de vários lados, entre eles do presidente federal Horst Köhler e também do presidente do Bundestag (parlamento alemão), Wolfgang Thierse. A demanda preocupou parte da população, pois o descontentamento com o aumento da jornada de trabalho seria visto como uma provocação e desvalorização do feriado nacional.

Além disso, fixar o Dia da Unidade no primeiro domingo de outubro significaria que às vezes caía em 7 de outubro, que por acaso era o dia nacional da Alemanha Oriental; esta data, portanto, teria sido vista como uma comemoração da divisão da Alemanha, e não da reunificação. A ideia foi abandonada após um debate curto.

O Dia da Unidade Alemã é celebrado todos os anos com um ato cerimonial e um festival dos cidadãos (Bürgerfest). As celebrações são sediadas em uma grande cidade, geralmente a capital do estado, no estado alemão que preside o Bundesrat no respectivo ano (uma seqüência determinada pelo Acordo de Königstein).

Depois de Bonn em 2011, Frankfurt am Main foi a segunda capital não estatal a sediar as comemorações em 2015; no entanto, ambas as cidades têm um significado para a história alemã (Bonn como antiga capital da Alemanha Ocidental e o Parlamento de Frankfurt de 1848-49).

Além disso, várias celebrações são realizadas na capital federal, Berlim, principalmente com base na Straße des 17. Juni e em torno do Portão de Brandemburgo. As capitais estaduais e também outras cidades costumam ter festividades adicionais. Além disso, a Oktoberfest festival da cerveja em Munique, que tradicionalmente é executado até o primeiro domingo de outubro, agora corre até 3 de outubro, se o domingo em questão cai no primeiro ou segundo dia de outubro. As comemorações na cidade-sede sempre incluem festa e show pirotécnico.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.