Oscip firma acordo para programa “Cidades, Salvem Seus Rios” na região

Representantes de Oscip e prefeitura assinaram parceria nesta sexta-feira em Itatiaia

A organização Planetapontocom fez parceria com duas prefeituras da região para levar o programa “Cidades, Salvem Seus Rios” para as escolas públicas. Os representantes da organização firmaram a parceria nesta sexta-feira, dia 26, com a Prefeitura de Itatiaia, e na quinta-feira, dia 25, com a Prefeitura de Resende.

Por meio de uma metodologia pedagógica interdisciplinar, o programa visa mobilizar professores e alunos de escolas públicas a atuarem na recuperação e preservação de rios mais próximos. No caso de Resende e Itatiaia o foco principal será o rio Paraíba do Sul, o mais importante corpo hídrico do estado do Rio de Janeiro, responsável pelo abastecimento de cidades do Vale do Paraíba e de outras regiões.

Em Resende, o projeto vai impactar cerca de 14 mil estudantes e 1.374 professores da rede municipal; em Itatiaia, a expectativa é engajar cerca de 5 mil alunos e 600 professores. “A partir da implementação do programa, os conteúdos que serão trabalhados nas escolas de Resende e Itatiaia estarão relacionados às questões do rio Paraíba do Sul e afluentes. Questões de Matemática, Geografia, História passam a envolver também o rio. Os conteúdos curriculares passam a ser uma ferramenta, como uma etapa do processo de recuperação do rio”, explica Silvana Gontijo, presidente do Planetapontocom.

Idealizadora do programa, Silvana conta que a ideia nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de 4 mil professores, cujo objetivo era saber a causa que mais motiva e estimula crianças e jovens no Brasil.

Programa já faz parte do currículo de escolas do município do Rio de Janeiro

O tema ambiental, com ênfase na questão da água, teve maior destaque. A metodologia inovadora, desenvolvida pelo programa, pode ser reaplicada para qualquer município brasileiro. Na cidade do Rio de Janeiro, o programa ganhou o nome ‘Esse Rio é Meu’. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi oficialmente integrado ao Currículo Carioca a partir de novembro de 2021 e atualmente abrange 127 escolas municipais, engajando professores e alunos na preservação de 18 rios da cidade.

A meta nos próximos é engajar quase 40 mil professores e mais de 633 mil estudantes, em ações de recuperação e preservação dos 267 cursos d’água da capital do estado.

SOBRE A ORGANIZAÇÃO
O Planetapontocom é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas. Para conhecer este trabalho, é só acessar a página da Oscip.

Fonte e fotos: Divulgação/Planetapontocom

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.