No Dia de Hoje – 5 de agosto

Cerimônia do Rio de Janeiro foi acompanhada ao vivo por 78 mil pessoas (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

No dia 5 de agosto de 2016, começavam os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, com a cerimônia de abertura no Estádio do Maracanã. Foi a primeira vez, desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1900 que a Cerimônia de abertura aconteceu num local diferente de onde foram realizadas as competições de atletismo. Como estipulado pela Carta Olímpica, o processo combinou a abertura cerimonial formal deste evento desportivo internacional com um espetáculo artístico para mostrar a cultura do país anfitrião. Cerca de 78 mil espectadores testemunharam a cerimônia de abertura ao vivo.

Os diretores de criação para a cerimônia foram Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington. Deborah Colker, coreógrafa famosa no Brasil, preparou um elenco de mais de 6 mil voluntários para dançar na cerimônia de abertura. Os ensaios começaram no final de maio de 2016.

Meirelles afirmou que as cerimônias dos Jogos Olímpicos de 2016 teriam um orçamento significativamente mais baixo do que os de outras Olimpíadas recentes, totalizando apenas 10% do orçamento total das cerimônias dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. Ele explicou: “Não temos os números oficiais do preço das cerimônias nem de Londres nem de Pequim, mas as pessoas do mercado que lidam com isso têm estimativas. Não é um drama, porque não faz sentido usar um orçamento espalhafatoso em um país que não tem saneamento em muitos lugares. É sensato usar um bom conceito, bom gosto”. Meirelles salientou que por causa do orçamento mais baixo, a cerimônia evitariam ideias “high-tech”, tais como drones em movimento.

Em 15 de julho de 2016, foi anunciado que Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil iriam se apresentar durante a cerimônia de abertura. Gil e Veloso também participaram como consultores criativos de alguns segmentos da cerimônia. A diretora criativa Daniela Thomas explicou que seu envolvimento foi concebido para refletir o “melhor” na música brasileira.

A cerimônia contou com apresentações artísticas, além das protocolares já tradicionais como a cerimônia de boas-vindas, o anúncio do início dos jogos e o acendimento da chama olímpica, acesa pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e único brasileiro consagrado com a Medalha Pierre de Coubertin. Ele recebeu a tocha das mãos da ex-jogadora de basquete Hortência. O futebolista brasileiro Pelé foi especulado para acender a pira, mas não pode participar da cerimônia devido a problemas de saúde.

A pira das Olimpíadas do Rio tinha uma pequena chama, que ficava em frente de uma escultura do artista plástico Anthony Howe, formando um conjunto que representa o sol. A pouca quantidade de fogo emitida pela pira foi para a mesma emitir pouca quantidade de carbono.

Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a receber a Medalha Pierre de Coubertin, acendeu a pira olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/US Army)

Em abril de 2016, o porta-voz do Comitê Organizador Mario Andrada afirmou que os organizadores tinham planejado a mover a pira olímpica em um local público próximo ao Porto do Rio de Janeiro após a cerimônia de abertura, o mais provável perto da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, em vez de mantê-la em no Estádio do Maracanã.

De acordo com as regras do COI, o acendimento da pira deve ser testemunhada por todos os aqueles que participam da cerimônia de abertura, o que implica que ela deve ser acessa no local aonde acontece a cerimônia. Outra regra do COI declara que a pira deve estar visível para os moradores e visitantes da cidade-sede.

Respeitando esta regra, uma segunda pira foi construída na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Durante a realização do projeto, o então prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, expressou o desejo de colocar a chama mais perto do “coração” do porto, que tinha sido revitalizado como um o principal projeto de legado para os Jogos, o que foi realmente concretizado.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.